Há 64 anos, cadela Laika era enviada ao espaço pela União Soviética

Publicado em 03/11/2021 - 18:24 Por Rádio Nacional - Brasília

Laika era uma cadelinha que, em 1957, vivia solta nas ruas de Moscou, pesava aproximadamente 6kg e tinha três anos de idade quando foi capturada para o programa espacial soviético. 

Originalmente, a chamaram de Kudriavka, que significa "risadinha" - mas o nome que ficou mesmo foi Laika, devido à sua raça. O objetivo era lançar a cachorrinha para o espaço a fim de conhecer os efeitos da viagem sobre os seres vivos. O Sputnik 2 foi lançado em 3 de novembro de 1957. Os sinais vitais da Laika eram seguidos pelo controle em Terra. 

Ao alcançar a máxima aceleração depois da decolagem, o ritmo respiratório do animal aumentou de três a quatro vezes em relação ao normal, e sua frequência cardíaca passou de 103 a 240 batimentos por minuto. Os dados telemétricos iniciais mostravam que, ainda que Laika estivesse agitada, estava comendo. A recepção de dados vitais parou entre cinco e sete horas depois da decolagem. 

Durante anos, Moscou deu informações contraditórias sobre o destino de Laika. O Sputnik não estava preparado para regressar à Terra de forma segura. Já se sabia que Laika não sobreviveria à viagem. 

Em 2002, o cientista Dimitri Malashenkov, que participou do lançamento do Sputnik, revelou que Laika havia morrido entre cinco e sete horas depois da decolagem, devido ao estresse e superaquecimento. O Sputnik finalmente explodiu, junto com os restos de Laika, ao entrar em contato com a atmosfera, em 14 de abril de 1958, após 163 dias e 570 órbitas em volta da Terra. 

No cinema, um filme sueco dos anos 1980 chamado Minha Vida de Cachorro mostra um menino que, entre outras questões, se pergunta o que foi feito da cadela Laika. 

História Hoje 

Locução: José Carlos Andrade 

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Rede Alyne busca diminuir mortalidade materno infantil

Rede Alyne, atualização da Rede Cegonha, observa as desigualdades étnico-raciais e regionais das populações atendidas. Os investimentos do programa passa de R$ 4 bilhões e beneficiará mais de 30 milhões de mulheres.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Prefeitura de Manaus decreta situação de emergência por causa da seca

A medida coloca Manaus, a sétima cidade mais populosa do país, com quase 2,3 milhões de habitantes, na lista dos municípios que devem receber recursos do Governo Federal para enfrentar a estiagem que atinge a região.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão

A vegetação está queimando intensamente nas duas últimas semanas por causa do tempo seco e dos ventos intensos na região, o que aumenta a possibilidade de queimadas.

Baixar arquivo
Geral

Semelhantes às reais, armas de gel preocupam polícia de SP

A brincadeira se espalhou no país, mas é perigosa e está preocupando a polícia.  São as armas que disparam bolas de gel,  muito semelhantes às pistolas reais, e podem ser facilmente confundidas durante um patrulhamento.
 

Baixar arquivo
Política

Reoneração da folha de pagamentos será gradual a partir de 2025

A votação da proposta de reoneração da folha de pagamentos foi concluída na Câmara. Foram 231 votos a favor e 54 contra. A oposição tentou obstruir, mas não foi suficiente.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança edital de apoio a rádios comunitárias com R$ 2 milhões

Uma iniciativa inédita no âmbito das políticas públicas voltadas à comunicação comunitária. O edital Cultura Viva, de patrocínio sob a forma de apoio cultural às rádios comunitárias.

Baixar arquivo