logo Radioagência Nacional
Geral

PF desarticula duas quadrilhas que fraudavam o auxílio emergencial

Baixar
Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional
24/11/2021 - 15:13
São Paulo

A Polícia Federal de Araçatuba, no interior de São Paulo, realizou, nesta quarta-feira, as operações "vida fácil" 1 e 2 para desarticular duas quadrilhas que fraudavam o benefício do auxílio emergencial. Estima-se que os criminosos tenham causado um prejuízo de mais de R$ 10 milhões aos cofres públicos. 

Foram cumpridos 17 mandados de prisão e 54 de busca e apreensão em São Paulo, Goiás e no Paraná. De acordo com a polícia, as investigações tiveram início este ano após receberem dados da unidade de repressão às fraudes do auxílio emergencial que identificou vários indivíduos recebendo o benefício ilegalmente.

Em um dos vídeos divulgados pela polícia é possível ver um cômodo pertencente aos criminosos com diversas CPUs ligadas e conectadas evidenciando que eles cometiam a fraude por meios eletrônicos.

Ainda de acordo com os investigadores, os líderes das organizações criminosas ostentavam alto padrão de vida, com imóveis e carros de luxo. Os nomes das operações fazem referência a isso.

Os detidos vão responder pelos crimes de furto mediante fraude e associação criminosa, e caso condenados, podem pegar até 16 anos de prisão.

x