Salvador tem longas filas por cadastro para receber benefícios sociais

Publicado em 19/11/2021 - 11:30 Por Raíssa Novais - Repórter da Rádio Educadora, para a Rádio Nacional - Salvador

Desde que foram anunciadas as mudanças no Bolsa Família, o cenário na Secretaria Social de Combate à Pobreza (em Salvador, na Bahia) tem sido de lotação. Com medo de ficar sem o benefício, milhares de pessoas têm enfrentando as longas filas do Cadúnico. A esperança da dona de casa Ubiraildes Santos é ser incluída no programa social temporário Auxílio Brasil.

Preocupada em ficar sem a renda do antigo Bolsa Família, a baleira Bárbara da Silva, que recebia o auxílio emergencial no valor de R$ 150 reais, peregrina para fazer o cadastramento nos centros de assistência social.

Diante das incertezas com o Auxílio Brasil, programa criado para substituir temporariamente o Bolsa Família e o fim do Auxílio Emergencial - que pagou a última parcela ontem - milhões de brasileiros de baixa renda relatam o desespero em perder o valor do benefício.

Com o fim do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família, além de está desempregada e com filho pequeno, Lorena Nascimento teme ficar sem renda.

Em Salvador, das mais de 335 mil pessoas inscritas no Cadúnico, 188 mil recebem Bolsa Família e mais de 116 mil beneficiários estão com os dados desatualizados. É um procedimento obrigatório a cada dois anos: a atualização é o que garante o recebimento dos auxílios. Hoje o programa Auxílio Brasil paga a parcela para as pessoas com NIS final 3. Os beneficiários podem realizar os saques nas (agências da) Caixa Econômica e casas lotéricas.

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo