Distrito Federal: 10% dos casos de perseguição ocorrem na internet

Publicado em 15/12/2021 - 18:20 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

10% dos casos de perseguição, ou stalking (em inglês), no Distrito Federal, ocorrem na internet. Entre abril e início de outubro de 2021, a Polícia Civil registrou cerca de 110 casos desse tipo. A maior parte das vítimas é de mulheres.

A perseguição por qualquer meio, inclusive on-line, passou a ser crime no Brasil em março deste ano com a entrada em vigor da Lei 14.132. Uma pesquisa da Unipampa, Universidade Federal do Pampa, avaliou o impacto do texto e o cyberstalking no país.

O perseguidor virtual realiza o assédio de forma constante, por exemplo, com envio de grande quantidade de mensagens por e-mail, celular e redes sociais, além de invadir contas e aparelhos da vítima. Mas também pode usar técnicas mais avançadas, como diz a autora do estudo, Nicole Soldi.

A primeira prisão no país pelo crime aconteceu em abril, na cidade de Fazenda Rio Grande, no Paraná. Um homem criava e-mails e perfis falsos obsessivamente, e comprava novos chips de celular para falar com a vítima. Ele ameaçava divulgar imagens íntimas se não se encontrassem.

A professora da Unipampa, Vanessa Schinke, explica que o fato das vítimas de perseguição serem em grande maioria mulheres está ligado à estrutura social que coloca o homem em posição de poder.

As duas especialistas acreditam que a lei é importante, mas precisa ser acompanhada de políticas públicas para combate à violência de gênero e de capacitação de servidores e policiais.

As vítimas podem pedir apoio das delegacias da Polícia Civil e devem guardar todo tipo de prova, como o celular, imagens das conversas, fotos, ou até mesmo o próprio computador pessoal. O Disque 180 também pode receber denúncias.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo