Mutirões vão atuar para a reconstrução de casas destruídas na Bahia

Governo estadual vai contabilizar oficialmente situação das cidades

Publicado em 30/12/2021 - 15:39 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os municípios baianos que tiveram poucas casas atingidas pelas fortes chuvas poderão realizar a reconstrução das residências por meio de mutirões, sem necessidade de abertura de processos de licitação.

Foi o que informou, nesta quinta-feira (30), o governador do Estado, Rui Costa. Para o chefe do executivo local, a medida vai agilizar a recuperação das casas. Porém, para os locais onde a devastação foi grande, será necessária a contratação de empresas.

Segundo ele, será reposto provisoriamente o acesso às cidades, mas uma avaliação mais profunda sobre a necessidade de obras ainda está sendo feita nas cidades.

Porém, ainda não foi contabilizado o número de casas que precisarão ser reconstruídas. A informação foi divulgada em entrevista exclusiva à TV Bahia, afiliada da Rede Globo.

Sobre a ajuda disponibilizada pela Argentina à Bahia, após pedido do governo do estado, o presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quinta-feira (30), que não é necessária. Segundo o presidente, foi oferecido o envio de 10 profissionais para auxiliar na logística das doações, na montagem de barracas e para atendimento psicossocial dos atingidos. Porém, esse serviço, de acordo com Bolsonaro, já está sendo prestado pelas Forças Armadas e Defesa Civil.

O presidente informou ainda que, caso haja o agravamento da situação, acionará as autoridades do país vizinho; e que o país está aberto a ajuda internacional.

As fortes chuvas que castigaram o Sul da Bahia já deixaram mais de 91 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas e atingiram quase 630 mil moradores da região.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo