Mutirões vão atuar para a reconstrução de casas destruídas na Bahia

Governo estadual vai contabilizar oficialmente situação das cidades

Publicado em 30/12/2021 - 15:39 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os municípios baianos que tiveram poucas casas atingidas pelas fortes chuvas poderão realizar a reconstrução das residências por meio de mutirões, sem necessidade de abertura de processos de licitação.

Foi o que informou, nesta quinta-feira (30), o governador do Estado, Rui Costa. Para o chefe do executivo local, a medida vai agilizar a recuperação das casas. Porém, para os locais onde a devastação foi grande, será necessária a contratação de empresas.

Segundo ele, será reposto provisoriamente o acesso às cidades, mas uma avaliação mais profunda sobre a necessidade de obras ainda está sendo feita nas cidades.

Porém, ainda não foi contabilizado o número de casas que precisarão ser reconstruídas. A informação foi divulgada em entrevista exclusiva à TV Bahia, afiliada da Rede Globo.

Sobre a ajuda disponibilizada pela Argentina à Bahia, após pedido do governo do estado, o presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quinta-feira (30), que não é necessária. Segundo o presidente, foi oferecido o envio de 10 profissionais para auxiliar na logística das doações, na montagem de barracas e para atendimento psicossocial dos atingidos. Porém, esse serviço, de acordo com Bolsonaro, já está sendo prestado pelas Forças Armadas e Defesa Civil.

O presidente informou ainda que, caso haja o agravamento da situação, acionará as autoridades do país vizinho; e que o país está aberto a ajuda internacional.

As fortes chuvas que castigaram o Sul da Bahia já deixaram mais de 91 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas e atingiram quase 630 mil moradores da região.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo