O cancelamento de todos os voos da Companhia Aérea Itapemirim, na última sexta-feira, segue causando transtornos aos passageiros neste fim de ano. O Procon de São Paulo notificou hoje a empresa pela suspensão dos serviços, o diretor executivo do Procon Fernando Capez.conta que a instituição também exigiu imediata realocação em voos de outras companhias aéreas ou ressarcimento dos passageiros afetados, sob pena de multa.
Quem teve o voo cancelado, busca alternativas para conseguir fazer a viagem.É o caso da servidora pública Adriana Jesus, moradora de Jundiaí, no interior de São Paulo. Ela tinha passagem marcada para Salvador no dia 18 de dezembro, com destino final na cidade de Santo Antonio de Jesus. Mas uma semana antes, ao conferir a situação de seu voo, foi avisada que ele tinha sido cancelado, mas que poderia remarcar para o dia 19. Na última sexta-feira, recebeu novo comunicado da Itapemirim de que todos os voos estavam cancelados.Com as passagens de outras cias aéreas com preços nas alturas e os ônibus sem vagas, Adriana Jesus chegou a comunicar a desistência da viagem à família, mas de última hora conseguiu uma passagem de ônibus.
Já o morador de Mauá, Ananias Coimbra, conta que conseguiu cancelar e ter reembolso das duas passagens da Itapemirim, uma para passar o Reveillon em Florianópolis e outra para passar o Carnaval do ano que vem em Fortaleza. Ele explicou que não conseguia entrar em contato por telefone com a empresa e só conseguiu fazer o estorno do valor no cartão de crédito depois de ir pessoalmente ao guichê da empresa no aeroporto de Congonhas.
A orientação para o consumidor que teve o voo cancelado é entrar em contato com a companhia aérea e registrar reclamação no Procon do seu estado ou pelo canal do consumidor do governo federal.
Lembrando que, de acordo com a resolução da Anac, a empresa aérea deve oferecer aos passageiros prejudicados alternativas como outros meios de transporte, acomodação ou refeição e compensações financeiras.
Em nota divulgada nesse domingo, a Itapemirim informou que, em função da suspensão temporária das operações, orienta que apenas os passageiros fora do seu domicílio e que tem viagem de volta marcada, entrem em contato com os canais oficiais da empresa para reacomodação de retorno. Para os passageiros com viagem marcada e que estão em sua cidade de domicílio, a companhia aérea avisa que há a opção de reembolso no site da companhia aérea: voeita.com.br.