Passageiros sofrem com cancelamento dos voos da companhia Itapemirim

Publicado em 20/12/2021 - 15:58 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O cancelamento de todos os voos da Companhia Aérea Itapemirim, na última sexta-feira, segue causando transtornos aos passageiros neste fim de ano. O Procon de São Paulo notificou hoje a empresa pela suspensão dos serviços, o diretor executivo do Procon Fernando Capez.conta que a instituição também exigiu imediata realocação em voos de outras companhias aéreas ou ressarcimento dos passageiros afetados, sob pena de multa.

Quem teve o voo cancelado, busca alternativas para conseguir fazer a viagem.É o caso da servidora pública Adriana Jesus, moradora de Jundiaí, no interior de São Paulo. Ela tinha passagem marcada para Salvador no dia 18 de dezembro, com destino final na cidade de Santo Antonio de Jesus. Mas uma semana antes, ao conferir a situação de seu voo, foi avisada que ele tinha sido cancelado, mas que poderia remarcar para o dia 19. Na última sexta-feira, recebeu novo comunicado da Itapemirim de que todos os voos estavam cancelados.Com as passagens de outras cias aéreas com preços nas alturas e os ônibus sem vagas, Adriana Jesus chegou a comunicar a desistência da viagem à família, mas de última hora conseguiu uma passagem de ônibus.

Já o morador de Mauá, Ananias Coimbra, conta que conseguiu cancelar e ter reembolso das duas passagens da Itapemirim, uma para passar o Reveillon em Florianópolis e outra para passar o Carnaval do ano que vem em Fortaleza. Ele explicou que não conseguia entrar em contato por telefone com a empresa e só conseguiu fazer o estorno do valor no cartão de crédito depois de ir pessoalmente ao guichê da empresa no aeroporto de Congonhas.

A orientação para o consumidor que teve o voo cancelado é entrar em contato com a companhia aérea e registrar reclamação no Procon do seu estado ou pelo canal do consumidor do governo federal.

Lembrando que, de acordo com a resolução da Anac, a empresa aérea deve oferecer aos passageiros prejudicados alternativas como outros meios de transporte, acomodação ou refeição e compensações financeiras.

Em nota divulgada nesse domingo, a Itapemirim informou que, em função da suspensão temporária das operações, orienta que apenas os passageiros fora do seu domicílio e que tem viagem de volta marcada, entrem em contato com os canais oficiais da empresa para reacomodação de retorno. Para os passageiros com viagem marcada e que estão em sua cidade de domicílio, a companhia aérea avisa que há a opção de reembolso no site da companhia aérea: voeita.com.br.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo