Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Publicado em 06/12/2021 - 14:01 Por Isidoro- Calixto - Repórter da Rádio Cultura FM Belém - Pará

O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial da Seaster. O balanço apresentado na última quarta-feira se trata de um perfil sobre o tráfico de pessoas no estado do Pará.

A pesquisa foi iniciada em 2021 e conduzida pelo técnico em gestão pública da Seaster, Alexandre Costa.

Os resultados revelam o perfil do usuário que acessa ao serviço de Proteção de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos.

O trabalho revelou que a um perfil de vítimas do tráfico que é predominante. Nesse caso, o estudo aponta para pessoas do gênero masculino, com idades entre 18 e 59 anos. O mesmo perfil está restrito à região do Tapajós e ao município de Itaituba. Já as regiões de integração: Guajará, Rio Capim, Marajó e Tocantins têm um perfil oposto, nesses locais, as vítimas são do gênero feminino, com idades entre 18 e 59 anos.

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no Estado. Além de sugerir que os serviços de acolhimento as vítimas, como o Paefi, realizem ações de prevenção a cooptações de indivíduos às redes do tráfico.

Últimas notícias
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo