Alimentação rica em nutrientes ajuda a aumentar a imunidade

Publicado em 21/01/2022 - 13:39 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, faz parte da receita para quem busca qualidade de vida e bem-estar. Isso porque manter uma dieta rica em nutrientes e vitaminas ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que nos torna menos suscetíveis a contrair doenças. 

É o que afirmam as nutricionistas Mariana Melendez, de Brasília, e Paula Brielle, do Recife, ouvidas pela reportagem para explicar a relação entre nutrição e imunidade.

Paula Brielle ressalta que a alimentação saudável não impede o contágio de doenças infecciosas, por exemplo, mas ajuda a atenuar os sintomas.

As especialistas destacam que o intestino é o principal órgão imunológico, ou seja, que produz anticorpos, como detalha Mariana Melendez. 

Sobre os nutrientes, Brielle afirma que quanto mais colorido for o prato mais eles estarão presentes e explica o papel de cada um deles. 

As especialistas reforçam que realizar atividades físicas, manter a regularidade do sono e uma boa hidratação são outras práticas saudáveis, que se aliam à alimentação no reforço ao sistema imune.

Além disso, apontam que, na contramão de uma dieta adequada, o consumo de álcool, açúcar e produtos alimentícios ultraprocessados, que contêm substâncias sintéticas, que o nosso corpo não reconhece, podem prejudicar o sistema imune e levar a doenças.

E para alcançar a meta de uma educação alimentar é importante procurar um nutricionista, responsável por elaborar uma dieta específica para cada a paciente, como destaca Melendez.

As nutricionistas lembram que é fundamental ter uma constância na alimentação saudável para impactar a imunidade.

Edição: Roberto Piza/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo