Brasileiro desperdiça 60 quilos de comida por ano, diz Embrapa

Publicado em 21/01/2022 - 21:27 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Nascida na Paraíba, a cozinheira Regina Tchelly cresceu vendo os pais e vizinhos aproveitando alimentos que seriam descartados. Quando ela se mudou para o Rio de Janeiro, decidiu criar o projeto “Favela Orgânica”. E há 10 anos ela vem conscientizando os moradores do Morro da Babilônia a adotarem uma forma de consumo mais consciente, para que nem sequer um grão de arroz seja perdido. Para ela, existe uma cultura do desperdício no Brasil. Regina afirma que “todos os alimentos precisam ser aproveitados de maneira integral, seja na comida multiplicando mais comida ou fazendo compostagem”.

E os números confirmam isso. Cada brasileiro desperdiça por ano, em média, 60 quilos de alimentos bons para o consumo, de acordo com dados da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Em muitos casos, isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar integralmente frutas, verduras, legumes, ou até mesmo aquele alimento já cozido que fica esquecido no fundo da geladeira.

Evitar o desperdício, além de ecologicamente sustentável, pode fazer muito bem para o paladar e para o bolso. 

Na opinião do analista da Embrapa Alimentos Gustavo Porpino, o consumo consciente dos alimentos também pode gerar um impacto positivo na economia das famílias.

Para quem quer aprender a aproveitar os alimentos e evitar desperdícios, como a cozinheira Regina Tchelly explicou, ela ensina várias receitas no site do projeto. É o favelaorganica.com.br.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Edição: Bianca Paiva

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo