Campanha de prevenção visa reduzir índice de gravidez na adolescência

Publicado em 01/02/2022 - 12:56 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Medo, insegurança e até desespero. Foram esses os sentimentos que Maria Luiza experimentou quando tinha apenas 15 anos e descobriu que estava grávida. Ela conta que o apoio da família foi fundamental e que depois do susto, as coisas foram se ajeitando.

De acordo com dados do SUS, o Sistema Único de Saúde, mais de 19 mil meninas com idade entre 10 e 14 anos engravidaram em 2019. Para adolescentes na faixa etária de 15 a 19, o número é ainda maior: 390 mil. E justamente pensando em reduzir esses números é que o governo federal lançou nesta terça-feira (01/02) a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A ideia é além de diminuir a incidência da gestação precoce também reduzir os índices de infecções sexualmente transmissíveis. Luciana Dantas, diretora do Departamento de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério, explica que as consequências da gravidez na adolescência não são só físicas e emocionais. Ela compromete também os estudos e prejudica o ingresso no mercado de trabalho.

A médica e integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria, Darci Vieira, explica que é muito importante conscientizar os adolescentes do sexo masculino sobre a responsabilidade em caso de gravidez na adolescência.

Ainda de acordo com dados do SUS, os índices de gravidez na adolescência no Brasil têm reduzido nos últimos anos, mas o país continua tendo um dos piores índices da América Latina.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia cai 21,8%, diz INPE

O Inpe apresentou também dados sobre o desmatamento no Pantanal.  A taxa consolidada para os dois estados do bioma em é de 723 km². O número representa queda de 9,2% em relação à taxa de 2022.

Baixar arquivo
Economia

Novo PAC: governo vai investir R$ 1,7 bilhão em obras nas encostas

Um dos eixos do Novo PAC é "Cidades Sustentáveis e Resilientes", que inclui obras de contenção em encostas, obras de urbanização de favelas, regularização fundiária e renovação de frotas de ônibus.

Baixar arquivo
Geral

RS: Base Aérea de Canoas vai ser aberta para voos comerciais

Na primeira fase das operações, a empresa Azul vai realizar o primeiro voo humanitário com mantimentos arrecadados para a cidade de Canoas.

Baixar arquivo
Geral

Alerta de chuvas intensas precisa "melhorar muito", diz especialista

Segundo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Leandro Torres Di Gregório, não dá para dizer que tragédia no Rio Grande do Sul foi uma surpresa. Segundo o especialista em desastres, a enchente de setembro do ano passado seria uma oportunidade para se pensar numa estratégia voltada aos diversos cenários possíveis.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 61 mil pessoas e 8.500 animais foram resgatados no RS

Sobe para cem o número de mortos na tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul. Mais de 1,4 milhão de pessoas sofrem com as enchentes.

Baixar arquivo
Geral

CCJ do Senado aprova aumento de cotas raciais para concursos públicos

A proposta aumenta de 20% para 30% a cota para negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais. 

Baixar arquivo