Chuvas continuam no Sudeste nesta terça (11) e temperatura sobe no RS

Publicado em 10/01/2022 - 18:42 Por Lara Fonseca - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A chuva intensa do final de semana causou muitos transtornos pelo país. Essa chuvarada ainda é influência das ZCAS - a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Ela forma um corredor de nuvens carregadas que vai do norte ao sudeste. Essas nuvens ficam praticamente estacionadas nessa região causando chuva por dias seguidos.

É o que a gente tem visto principalmente em regiões do Sudeste. E o excesso de água que deixa o solo encharcado favorece a ocorrência de mais transtornos.

A semana começa com mais alertas de chuva intensa pelo país e a atenção ainda deve ser redobrada em área do Sudeste que seguem com alerta vermelho de perigo. Isso inclui a região central e o noroeste de Minas Gerais, o sul do Espírito Santo e o noroeste fluminense, áreas já atingidas pelas fortes chuvas desse final de semana.

Até esta terça-feira (11) a chuva ainda pode vir bem volumosa nestas regiões aumentando os riscos de mais alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamento de encostas.

Se você está em uma dessas áreas, as recomendações do Instituto Nacional de Meteorologia são as seguintes: desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observe qualquer alteração nas encostas, e o mais importante, permaneça em local seguro.

Nesta terça-feira (11) pode chover forte também em capitais como Belém, Palmas, Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro e Curitiba.

Já no Rio Grande do Sul o alerta é outro: uma onda de calor chega a partir de amanhã aumentando as temperaturas dos gaúchos. De amanhã até pelo menos quinta-feira os termômetros podem registrar quarenta graus célsius no sudoeste e oeste do estado. Mais uma influência do La Nina que além de calor tem levado a estiagem pra grande parte do sul do país.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo