Chuvas continuam no Sudeste nesta terça (11) e temperatura sobe no RS

Publicado em 10/01/2022 - 18:42 Por Lara Fonseca - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A chuva intensa do final de semana causou muitos transtornos pelo país. Essa chuvarada ainda é influência das ZCAS - a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Ela forma um corredor de nuvens carregadas que vai do norte ao sudeste. Essas nuvens ficam praticamente estacionadas nessa região causando chuva por dias seguidos.

É o que a gente tem visto principalmente em regiões do Sudeste. E o excesso de água que deixa o solo encharcado favorece a ocorrência de mais transtornos.

A semana começa com mais alertas de chuva intensa pelo país e a atenção ainda deve ser redobrada em área do Sudeste que seguem com alerta vermelho de perigo. Isso inclui a região central e o noroeste de Minas Gerais, o sul do Espírito Santo e o noroeste fluminense, áreas já atingidas pelas fortes chuvas desse final de semana.

Até esta terça-feira (11) a chuva ainda pode vir bem volumosa nestas regiões aumentando os riscos de mais alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamento de encostas.

Se você está em uma dessas áreas, as recomendações do Instituto Nacional de Meteorologia são as seguintes: desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observe qualquer alteração nas encostas, e o mais importante, permaneça em local seguro.

Nesta terça-feira (11) pode chover forte também em capitais como Belém, Palmas, Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro e Curitiba.

Já no Rio Grande do Sul o alerta é outro: uma onda de calor chega a partir de amanhã aumentando as temperaturas dos gaúchos. De amanhã até pelo menos quinta-feira os termômetros podem registrar quarenta graus célsius no sudoeste e oeste do estado. Mais uma influência do La Nina que além de calor tem levado a estiagem pra grande parte do sul do país.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo