Corpo de Elza Soares é velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Publicado em 21/01/2022 - 11:17 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O corpo da cantora Elza Soares está sendo velado no saguão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde as 8h desta sexta-feira. Até as 10h, o velório é exclusivo para familiares e amigos e das 10h às 14h, será aberto ao público, que começou a fazer fila na porta do Theatro bem antes das 8h para dar o último adeus à cantora, que usou a força de sua voz contra o racismo e em defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.

Depois do velório, o corpo segue em um carro do Corpo de Bombeiros em um cortejo, passando pela Avenida Atlântica, em Copacabana, até o cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste da cidade, onde será enterrado, às 4 horas da tarde.

Elza Soares, de 91 anos, morreu na tarde dessa quinta-feira, de causas naturais, em sua casa, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.

Ao todo, Elza gravou 34 discos e, além do samba, cantou ritmos como o hip hop, funk e a música eletrônica. Em 2000, a BBC, em Londres, lhe deu o título de Voz do Milênio.

Seu último show foi em um festival em Belém, no Pará, em dezembro do ano passado.

Nas redes sociais são muitas as manifestações de carinho, de artistas, políticos e anônimos.

A cantora pop Beyoncé também fez homenagem à Elza na página oficial de sua instituição de caridade.

Em depoimento emocionado, Paulinho da Viola lembra que Elza foi uma mulher que lutou desde muito cedo contra várias formas de opressão e cuja contribuição vai além do universo da música brasileira.

O legado de Elza se estende para a área acadêmica. A doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Uerj, Juliana Ribeiro, estuda a sabedoria das mulheres negras nos cotidianos e na produção de conhecimento. Desde a dissertação de mestrado, Elza tem sido inspiração.

Em 2020, Elza foi enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba de coração da cantora. A escola fez uma homenagem, na quadra, decretou luto de três dias e cancelou o ensaio de sábado.

O governador Cláudio Castro e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também decretaram luto de três dias

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo