Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Publicado em 24/01/2022 - 21:14 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai, Fundação Nacional do Índio, criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, situações de enfrentamento de calamidade pública, catástrofes e emergências ambientais, emergência em saúde pública, conflitos de natureza fundiária e planos de contingência para situações de contato com povos indígenas isolados estão entre as finalidades do novo programa.

A medida deve se pautar pela proteção territorial e ambiental das terras ocupadas por povos indígenas, pela adoção de soluções pacíficas em situações de conflito, além da garantir o exercício de liberdade e atividades tradicionais dos povos indígenas isolados, sem a obrigatoriedade de contatá-los.

O programa de operações especiais fará recrutamento, seleção e formação de servidores públicos da Funai para análise de denúncias e e execução de soluções. Caberá à Diretoria de Proteção Territorial a elaboração do Manual de Procedimentos Operacionais da política no prazo de 90 dias.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo
Internacional

Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico

Baixar arquivo