logo Radioagência Nacional
Geral

Defesa Civil de Alagoas alerta para aumento da vazão na usina de Xingó

Baixar
Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
12/01/2022 - 21:31
Brasília

A Defesa Civil de Alagoas fez um alerta a sete municípios do estado, devido à cheia do Rio São Francisco. Isso porque começou nesta quarta-feira (12) o aumento da vazão da usina hidrelétrica de Xingó. A medida é necessária porque o reservatório já opera no limite máximo.

O alerta vale para as cidades de Pão de Açúcar, Traipu, Belo Monte, Penedo, Porto Real do Colégio, Piaçabuçu e também de Piranhas, onde fica a usina. Atualmente o reservatório opera com vazão de mil metros cúbicos e esse volume vai aumentar 500 metros cúbicos a cada dois dias, até atingir 4 mil metros cúbicos, no dia 24 de janeiro.

O major Rômulo Guedes, da Defesa Civil de Alagoas, informa que a expectativa é que não seja necessário fazer remoções. E destaca as regiões que serão afetadas pela cheia do Rio São Francisco.

A Defesa Civil de Alagoas recomendou que cada município monitore a situação e, se for necessário, faça alguma remoção.

O motivo do aumento de vazão no reservatório de Xingó é o grande volume de chuva que caiu nas últimas semanas em Minas Gerais e na Bahia. Foi um efeito cascata, ao longo do Rio São Francisco. Primeiro, foi preciso aumentar a vazão do reservatório da usina hidrelétrica de Três Marias, em Minas. Depois, de Sobradinho, na Bahia. E, agora chegou a vez de Xingó, em Alagoas.

Com produção de Renato Lima.

x