Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

Publicado em 17/01/2022 - 14:34 Por Suzana Lima - Rádio Educadora FM - Salvador (BA)

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Existe o risco de desabamento de falésias.

O geólogo Carlos Uchôa, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), diz que as falésias são paredões de frente para o mar formados por materiais que absorvem muita água. E que na Bahia, além de Cairu, a região da Costa do Descobrimento também tem esse tipo de formação geológica.

Segundo ele, com a quantidade de chuvas atual, cresce também o risco de desabamento das falésias nesses locais.

De acordo com a prefeitura de Cairu, a Defesa Civil do Estado já havia feito um estudo na região de Morro de São Paulo (BA) apontando o risco de desabamento. E desde então, as áreas foram sinalizadas, e os técnicos do município vêm monitorando o caso.

O secretário do desenvolvimento sustentável de Cairu, Ivan Amorim, informou que uma consultoria especializada em geologia foi contratada para fazer um estudo em todo o território de Morro de São Paulo. E as áreas receberam uma classificação de acordo com o risco de desabamento das encostas.

Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. E como é um tipo de terreno que pode apresentar instabilidade por causa das chuvas, quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo