Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

Publicado em 17/01/2022 - 14:34 Por Suzana Lima - Rádio Educadora FM - Salvador (BA)

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Existe o risco de desabamento de falésias.

O geólogo Carlos Uchôa, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), diz que as falésias são paredões de frente para o mar formados por materiais que absorvem muita água. E que na Bahia, além de Cairu, a região da Costa do Descobrimento também tem esse tipo de formação geológica.

Segundo ele, com a quantidade de chuvas atual, cresce também o risco de desabamento das falésias nesses locais.

De acordo com a prefeitura de Cairu, a Defesa Civil do Estado já havia feito um estudo na região de Morro de São Paulo (BA) apontando o risco de desabamento. E desde então, as áreas foram sinalizadas, e os técnicos do município vêm monitorando o caso.

O secretário do desenvolvimento sustentável de Cairu, Ivan Amorim, informou que uma consultoria especializada em geologia foi contratada para fazer um estudo em todo o território de Morro de São Paulo. E as áreas receberam uma classificação de acordo com o risco de desabamento das encostas.

Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. E como é um tipo de terreno que pode apresentar instabilidade por causa das chuvas, quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo