Quase metade dos afogamentos no Brasil ocorre no verão

Publicado em 05/01/2022 - 18:31 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Só em 2019, 15 brasileiros morreram por afogamento por dia - o que representou cerca de 5,5 mil óbitos só naquele ano, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrada).

O diretor médico da instituição, David Szpilman, explica que consumir bebidas alcóolicas aumenta o risco de afogamento. Mas segundo ele, a maior parte dos afogamentos ocorre por conta de atitudes desmedidas em rios, mar, piscinas e cachoeiras.

Os adolescentes têm o maior risco de morte. Já entre crianças de um a nove anos, seis em cada dez mortes por afogamentos ocorrem em piscinas ou residências.

O médico David Szpilman, faz um alerta aos pais para identificar os riscos como lugares inusitados, como baldes e máquinas de lavar.

A Associação Brasileira de Salvamento Aquático alerta ainda que, das 15 mortes diárias por afogamento, uma ou duas ocorrem com pessoas que estão tentando salvar outra pessoa que já está se afogando. Por isso, a recomendação é lançar na água algo que flutue, ou buscar avisar um guarda-vidas ou bombeiro, que são profissionais especializados em salvamentos na água.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Agenda do Congresso tem sabatinas e análise de vetos presidenciais

A semana vai começar com a expectativa de duas sabatinas na Comissão de Constituição e Justiça: a do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, e a de Paulo Gonet, para a Procuradoria-Geral da República. Os dois serão sabatinados no mesmo dia: quarta-feira.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 75 anos da Declaração de Direitos Humanos

O primeiro episódio do podcast Crianças Sabidas explica o que são os direitos humanos, para marcar a celebração dos 75 anos do lançamento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Famílias são retiradas de casas para reintegração de posse no Acre

Mais de 160 pessoas de 70 famílias de agricultores, que vivem há anos no Seringal Porto Luís, zona rural da cidade de Acrelândia, no estado do Acre, foram retiradas de suas casas na última terça-feira, cumprindo determinação judicial de reintegração de posse.

Baixar arquivo
Internacional

Milei assume o comando da Argentina neste domingo

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, assume o comando do país neste domingo.

O liberal tem o maior apoio eleitoral dos últimos 40 anos de democracia na Argentina.

Baixar arquivo
Internacional

Lula diz a Maduro que América Latina tem longa tradição de diálogo

O presidente Lula recebeu neste sábado um telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Baixar arquivo
Economia

Haddad sobre desoneração: "não posso impor um ritmo ao Congresso"

Há pouco mais de dez dias para o início do recesso do Congresso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não pode impor um ritmo de votações aos parlamentares, mas que está confiante na análise das medidas econômicas na Câmara e no Senado.

Baixar arquivo