Quase metade dos afogamentos no Brasil ocorre no verão

Publicado em 05/01/2022 - 18:31 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Só em 2019, 15 brasileiros morreram por afogamento por dia - o que representou cerca de 5,5 mil óbitos só naquele ano, segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrada).

O diretor médico da instituição, David Szpilman, explica que consumir bebidas alcóolicas aumenta o risco de afogamento. Mas segundo ele, a maior parte dos afogamentos ocorre por conta de atitudes desmedidas em rios, mar, piscinas e cachoeiras.

Os adolescentes têm o maior risco de morte. Já entre crianças de um a nove anos, seis em cada dez mortes por afogamentos ocorrem em piscinas ou residências.

O médico David Szpilman, faz um alerta aos pais para identificar os riscos como lugares inusitados, como baldes e máquinas de lavar.

A Associação Brasileira de Salvamento Aquático alerta ainda que, das 15 mortes diárias por afogamento, uma ou duas ocorrem com pessoas que estão tentando salvar outra pessoa que já está se afogando. Por isso, a recomendação é lançar na água algo que flutue, ou buscar avisar um guarda-vidas ou bombeiro, que são profissionais especializados em salvamentos na água.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo