Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Publicado em 22/01/2022 - 17:11 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As comunidades do Jacarezinho, na zona norte, e da Muzema, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro recebem a partir desta segunda-feira as primeiras ações do Cidade Integrada. Ao detalhar o programa, neste sábado, o governador Cláudio Castro disse que serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

De acordo com o governador, o programa tem seis eixos: social, infraestrutura, transparência, econômico, diálogo e governança e segurança pública. E o objetivo é devolver o território para os moradores, acabando com o domínio exercido pelo tráfico de drogas e por milicianos.

Sobre o Jacarezinho, Castro citou que ouviu o clamor da comunidade, depois da operação policial considerada a mais letal no estado, em que 28 pessoas morreram, pedindo que o estado fizesse uma intervenção social. E, sobre a Muzema, ele disse que é o berço da milícia, com práticas de exploração de serviços, como gás e internet.

O programa prevê, ainda, urbanização, com implantação de asfalto, iluminação e ciclovia. No Jacarezinho, dois condomínios serão reformados. A população também ganhará uma unidade da Faetec. A Escola Luiz Carlos da Vila e a Biblioteca Parque de Manguinhos serão revitalizadas.

Na Muzema, o estado levará o Casa Legal, programa de regularização fundiária. Ainda vão ser entregues títulos de propriedade e realizadas intervenções jurídicas, urbanísticas e sociais na comunidade da Zona Oeste do Rio. Também estão incluídas no Cidade Integrada as construções de uma unidade de saúde e de uma escola.

O governador confirmou que há estudos para ampliação do programa para outras comunidades, mas que as ações permanecerão apenas no Jacarezinho e na Muzema até apresentem resultados efetivos.

Na quarta-feira, 19 de janeiro, as polícias militar e civil fizeram uma ocupação no Jacarezinho. Não houve confronto e 38 pessoas foram presas.

Edição: Rimack Souto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo