SP registra maior percentual de mães após os 30 anos

Publicado em 20/01/2022 - 15:07 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Na cidade de São Paulo, é cada vez maior o percentual de mulheres que têm filho após os 30 anos. Essa constatação é resultado da mais recente pesquisa da Fundação Seade, o Sistema Estadual de Análise de Dados, divulgada nesta semana. O estudo revela que a média de idade das mães na capital paulista subiu de 26,4 anos, em 2000, para 29,2 anos, em 2020. Além disso, o percentual das mães entre 30 a 39 anos subiu, em 20 anos, de 27% para 41%.

É o caso da psicóloga Monica Barros, que teve a Giovanna aos 35 anos. Ela explica por que decidiu ser mãe após os 30 anos.

Essa mudança demográfica está acompanhada da queda de natalidade. Foram 146 mil nascimentos em 2020 contra mais de 200 mil no ano 2000. A analista de projetos da Fundação Seade, Lucia Yazaki, afirma que essa é uma tendência observada em todo o país.

Também é possível ver um recorte socioeconômico na maternidade tardia. O maior percentual de mães abaixo de 30 é observado em bairros periféricos, já as mães acima dos 30 vivem em bairros centrais da capital paulista.

Para Lucia Yazaki, com menos nascimentos e uma menor pressão sobre os serviços, as políticas públicas de saúde e educação poderão ser melhoradas.

A pesquisa da Fundação Seade é feita analisando as estatísticas do registro civil na cidade de São Paulo.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Cultura

São Paulo realiza a Virada Cultural no próximo fim de semana

Serão mais de 300 apresentações artísticas entre shows musicais, teatros, danças e manifestações populares. A expectativa é que o evento atraia cerca de 2 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Dólar registra nova queda nesta segunda

Após ter fechado o pregão da última sexta-feira com queda de 0,98%, o dólar continuou a recuar frente ao real nesta segunda e fechou o dia cotado a R$ 4,80 - uma queda de 1,31%.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio julga pedidos anulação de acordo de delação premiada

A votação de duas petições criminais protocoladas pelo governador, Cláudio Castro, e pelo ex-delegado Mario Jamil Chadud, foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo