9,5 milhões de brasileiros moram em áreas de risco

Publicado em 22/02/2022 - 19:48 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 9,5 milhões de brasileiros moram em áreas de risco sujeitas a deslizamentos de terra, enchentes e outros desastres climáticos. A estimativa é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

A projeção foi feita a partir de um estudo realizado em parceria com o IBGE com base no censo populacional de 2010. O levantamento demonstrou que, naquele ano, o Brasil já possuía quase 28 mil áreas de risco em 825 municípios. Na época, mais de 8,2 milhões mil pessoas viviam nesses locais, totalizando quase 2,5 milhões de residências sob risco de desastres climáticos.  

A maior parte dessas áreas de risco está localizada em municípios próximos do litoral brasileiro. A diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, explicou que essa concentração está relacionada a fatores históricos e à geografia das regiões costeiras.

Os dados do Cemaden e do IBGE apontam que 75% das famílias que moram nessas regiões vivem em áreas sujeitas a deslizamentos de terra. E 25% delas residem em locais com risco de inundações, enxurradas e outros fenômenos.

Para o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, é muito difícil impedir a ocorrência desse tipo de fenômeno porque o Brasil possui cidades inteiras localizadas em regiões montanhosas sujeitas a deslizamentos. Ao citar a tragédia recente em Petrópolis, no Rio de Janeiro, ele disse que as medidas que estão ao alcance do poder público visam a minimizar as perdas humanas e materiais.

O Cemaden e o IBGE também apontam que entre as pessoas que moram em áreas de risco no Brasil, 17,8% delas são idosos, crianças, e grupos etários mais vulneráveis.

*Com produção de Michelle Moreira

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo