9,5 milhões de brasileiros moram em áreas de risco

Publicado em 22/02/2022 - 19:48 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 9,5 milhões de brasileiros moram em áreas de risco sujeitas a deslizamentos de terra, enchentes e outros desastres climáticos. A estimativa é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

A projeção foi feita a partir de um estudo realizado em parceria com o IBGE com base no censo populacional de 2010. O levantamento demonstrou que, naquele ano, o Brasil já possuía quase 28 mil áreas de risco em 825 municípios. Na época, mais de 8,2 milhões mil pessoas viviam nesses locais, totalizando quase 2,5 milhões de residências sob risco de desastres climáticos.  

A maior parte dessas áreas de risco está localizada em municípios próximos do litoral brasileiro. A diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, explicou que essa concentração está relacionada a fatores históricos e à geografia das regiões costeiras.

Os dados do Cemaden e do IBGE apontam que 75% das famílias que moram nessas regiões vivem em áreas sujeitas a deslizamentos de terra. E 25% delas residem em locais com risco de inundações, enxurradas e outros fenômenos.

Para o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, é muito difícil impedir a ocorrência desse tipo de fenômeno porque o Brasil possui cidades inteiras localizadas em regiões montanhosas sujeitas a deslizamentos. Ao citar a tragédia recente em Petrópolis, no Rio de Janeiro, ele disse que as medidas que estão ao alcance do poder público visam a minimizar as perdas humanas e materiais.

O Cemaden e o IBGE também apontam que entre as pessoas que moram em áreas de risco no Brasil, 17,8% delas são idosos, crianças, e grupos etários mais vulneráveis.

*Com produção de Michelle Moreira

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Programa do CNJ regulariza imóveis em comunidades do Rio

Cerca de 200 títulos de propriedades foram entregues no Complexo de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, em uma das ações do programa Solo Seguro para as favelas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos têm alto índice de empregabilidade no Brasil

Um estudo apresentado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) mostra a integração socioeconômica de venezuelanos no país. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.  

Baixar arquivo
Justiça

STF: acusados por atos antidemocráticos aguardam aprovação de acordo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal é o relator das 28 ações penais, que estão suspensas, e precisa validar os termos acordados para encerrar os processos.

Baixar arquivo
Geral

Governo e aéreas criam comitê para reduzir reclamação de consumidores

De acordo com o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos que mais geram reclamações dos consumidores brasileiros. O comitê vai começar a atuar no início de 2024 e a portaria de constituição do grupo deve ser publicada em breve.

Baixar arquivo
Cultura

Sepultura anuncia turnê para celebrar despedida dos palcos

A última turnê do Sepultura tem previsão de durar 18 meses, a partir de março do ano que vem. A primeira etapa da excursão será aqui no Brasil, com o primeiro show em Belo Horizonte, no dia 1º de março.

Baixar arquivo