Brasil é o quinto no ranking mundial de vítimas de trânsito

Publicado em 03/02/2022 - 19:19 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma iniciativa quer ajudar a reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas no Brasil. A campanha Pilotos pela Vida, lançada neste mês de fevereiro, chama a atenção aos cuidados necessários para manter os veículos mais vulneráveis em segurança.

Segundo o Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com dados pré-pandemia, o Brasil é o quinto no ranking mundial de vítimas de trânsito. São 22 mortes por 100 mil habitantes e um terço delas é de motociclistas.

A campanha é realizada pelo Sest Senat, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e surgiu por causa do alto índice de acidentes envolvendo motos, como explica o instrutor da entidade, Fernando Campos.

A campanha tem material que pode ser compartilhado nas redes sociais ou impresso. Os Ministérios da Cidadania e da Infraestrutura, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e empresas apoiam a ação.

Entre as dicas de segurança para os motociclistas estão manter uma distância segura, saber esperar a manobra do outro condutor, não ultrapassar pelo lado direito e ficar atento aos pontos cegos dos veículos maiores, diz o instrutor Fenando Campos.

Já motoristas de veículos de grande porte devem redobrar a atenção sobre os próprios pontos cegos, observar a movimentação de pedestres e ciclistas, não forçar ultrapassagens e sempre dar sinal.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Megaoperação contra facção criminosa no Rio deixa sete mortos

Policiais buscam prender lideranças e integrantes de grupo apontado como responsável por ataques armados na Baixada Fluminense. 

Baixar arquivo
Saúde

Entenda a diferença entre os exames para detectar a dengue

Especialista explica a diferença entre o grupo de testes rápidos e o de sorologia. 

Baixar arquivo
Justiça

Justiça decreta prisão de dois militares pelo furto de armas em SP

A prisão é preventiva. Se condenados, os militares poderão ser expulsos do Exército e receber penas de até 50 anos de prisão. 

Baixar arquivo
Segurança

PF investiga licitações feitas durante a pandemia de covid-19

A operação cumpriu mandatos de busca e apreensão em Roraima e Amazonas. A suspeita é de superfaturamento de mais de R$ 1,5 milhão.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ouvidoria da Polícia de SP denuncia casos de execução pela PM

O relatório apresentado cita também duas invasões ilegais de domicílio, seis relatos de abusos policiais e uma tentativa de execução. Todas durante abordagens da Operação Escudo, no litoral paulista. A ação policial já deixou 33 civis mortos em supostos confrontos com a polícia

Baixar arquivo
Geral

No Acre, cheia dos rios deixa 17 municípios em situação de emergência

Nível do Rio Acre chegou, nesta terça-feira (27) a 16,2 metros. Segundo a Defesa Civil, mais de 5.500 pessoas estão desabrigadas e cerca de 5.700 desalojadas 

Baixar arquivo