Uma iniciativa quer ajudar a reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas no Brasil. A campanha Pilotos pela Vida, lançada neste mês de fevereiro, chama a atenção aos cuidados necessários para manter os veículos mais vulneráveis em segurança.
Segundo o Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com dados pré-pandemia, o Brasil é o quinto no ranking mundial de vítimas de trânsito. São 22 mortes por 100 mil habitantes e um terço delas é de motociclistas.
A campanha é realizada pelo Sest Senat, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, e surgiu por causa do alto índice de acidentes envolvendo motos, como explica o instrutor da entidade, Fernando Campos.
A campanha tem material que pode ser compartilhado nas redes sociais ou impresso. Os Ministérios da Cidadania e da Infraestrutura, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e empresas apoiam a ação.
Entre as dicas de segurança para os motociclistas estão manter uma distância segura, saber esperar a manobra do outro condutor, não ultrapassar pelo lado direito e ficar atento aos pontos cegos dos veículos maiores, diz o instrutor Fenando Campos.
Já motoristas de veículos de grande porte devem redobrar a atenção sobre os próprios pontos cegos, observar a movimentação de pedestres e ciclistas, não forçar ultrapassagens e sempre dar sinal.