O governo federal liberou cerca de R$ 2,3 milhões para a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, atingida por fortes chuvas que deixaram um rastro de destruição e mortes. A quantia será destinada para a assistência da população afetada, especialmente a compra de cestas básicas e itens emergenciais. Uma parte também vai financiar a limpeza urbana e desobstrução de canais.
Mas, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, essa quantia é apenas para as primeiras providências apontadas pela defesa civil. Posteriormente, quando for possível elaborar o plano de reconstrução da cidade, novas verbas devem ser enviadas.
De acordo com o ministro, Petrópolis não recebeu investimentos preventivos porque não era esperado que as chuvas causassem tantos estragos nesse verão
O presidente da República, Jair Bolsonaro, que sobrevoou as áreas atingidas nesta sexta-feira, também relacionou o tamanho do desastre às condições naturais. Mas ele enfatizou que, desde que foi informado sobre a tragédia, ainda durante sua viagem a Rússia, determinou aos órgãos federais que cooperassem integralmente com a Prefeitura de Petrópolis e o estado do Rio de Janeiro. A cidade então recebeu tropas das forças armadas, além de especialistas da Defesa Civil Nacional e do Ministério da Saúde.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)