Livro ajuda a combater o desperdício reaproveitando alimentos

Publicado em 22/02/2022 - 18:40 Por Lucas Cupertino* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Já imaginou quanto alimento bom para o consumo você desperdiça por ano? A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) responde: em média, 60 kg de comida em boas condições.

Para ajudar a combater esse desperdício todo foi lançado o livro “Saúde no Prato”, uma parceria do Ministério da Cidadania com o Instituto Federal e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico, os dois do Tocantins.

A publicação, com distribuição gratuita, contém informações sobre como higienizar alimentos e receitas de pratos característicos de cada região do Brasil que aproveitem integralmente os alimentos, como explica a coordenadora-geral de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, Kelliane Fuscaldi.

"O livro traz receitas preparadas a partir de talos e cascas de verduras e legumes que muitas vezes não são utilizados. È possível por exemplo utilizar as cascas e os talos para fazer bolinhos fritos, bolos, caldos, cremes, farofas, sucos, dentre outros", diz Fuscaldi.

A publicação é um dos produtos do projeto “Alimentação Saudável", que tem o objetivo de promover a educação alimentar, nutricional e profissional. Iniciativa, que segundo Kelliane Fuscaldi, já está presente em 15 estados.

"Essas ações elas têm sido desenvolvidas por meio de parcerias com instituições federais, secretarias estaduais, prefeituras municipais, entidades de assistência técnica de extensão rural e entidades da sociedade civil", diz.

O projeto incentiva também o cultivo de hortas pedagógicas no Tocantins, tanto nas escolas, quanto em entidades socioassistenciais em regiões de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Os alimentos colhidos são consumidos nas próprias instituições ou distribuídos às comunidades.

Ainda não há uma data para a distribuição do livro Saúde no Prato, mas a publicação já pode ser acessada pelo site gov.br/cidadania.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo