Já imaginou quanto alimento bom para o consumo você desperdiça por ano? A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) responde: em média, 60 kg de comida em boas condições.
Para ajudar a combater esse desperdício todo foi lançado o livro “Saúde no Prato”, uma parceria do Ministério da Cidadania com o Instituto Federal e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico, os dois do Tocantins.
A publicação, com distribuição gratuita, contém informações sobre como higienizar alimentos e receitas de pratos característicos de cada região do Brasil que aproveitem integralmente os alimentos, como explica a coordenadora-geral de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, Kelliane Fuscaldi.
"O livro traz receitas preparadas a partir de talos e cascas de verduras e legumes que muitas vezes não são utilizados. È possível por exemplo utilizar as cascas e os talos para fazer bolinhos fritos, bolos, caldos, cremes, farofas, sucos, dentre outros", diz Fuscaldi.
A publicação é um dos produtos do projeto “Alimentação Saudável", que tem o objetivo de promover a educação alimentar, nutricional e profissional. Iniciativa, que segundo Kelliane Fuscaldi, já está presente em 15 estados.
"Essas ações elas têm sido desenvolvidas por meio de parcerias com instituições federais, secretarias estaduais, prefeituras municipais, entidades de assistência técnica de extensão rural e entidades da sociedade civil", diz.
O projeto incentiva também o cultivo de hortas pedagógicas no Tocantins, tanto nas escolas, quanto em entidades socioassistenciais em regiões de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Os alimentos colhidos são consumidos nas próprias instituições ou distribuídos às comunidades.
Ainda não há uma data para a distribuição do livro Saúde no Prato, mas a publicação já pode ser acessada pelo site gov.br/cidadania.
*Com supervisão de Sheily Noleto