Médicos peritos do INSS fazem paralisação nesta terça e quarta-feira

Publicado em 08/02/2022 - 17:36 Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os peritos médicos federais realizam uma paralisação nesta terça e quarta-feira. Até 50 mil atendimentos podem ser afetados.

Na Central de Perícias Médicas, no Setor Comercial Sul, em Brasília, alguns atendimentos foram realizados, mas a maioria dos beneficiários, que tinha horário marcado com peritos que aderiram à paralisação, foi informada que não poderia ser atendida e que uma nova data seria marcada. Foi o caso de Getúlio Pereira da Costa, que está em busca do auxílio-doença.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, Luiz Carlos Argolo, disse que de 1.800 a 2.000 profissionais no país devem cruzar os braços nesta mobilização nacional de advertência.

A ação vai atingir as perícias presenciais iniciais para os pedidos do auxílio-doença e do BPC. De 45 mil a 50 mil atendimentos devem ser afetados.

Luiz Argolo afirma que as reivindicações passam pela recomposição salarial, melhores condições de trabalho e reorganização a operação da perícia.

Segundo ofício da Associação, encaminhado ao Ministério do Trabalho e Previdência, no dia 3 de fevereiro, tentativas de diálogo desde 2020 ficaram sem resposta.

Essa é a segunda paralisação deste ano, a primeira foi no dia 31 de janeiro. Nós procuramos o Ministério do Trabalho e Previdência para comentar o impacto da paralisação e saber quais ações o órgão vai tomar, mas não tivemos resposta até o fechamento desta matéria.

*Com produção de Renato Lima

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Flamengo e Corinthians fazem jogo de volta pela Libertadores

Nesta terça-feira (9) a Rádio Nacional transmite o jogo de volta das quartas de final da Taça Libertadores da América entre Flamengo e Corinthians, direto do Maracanã, a partir das 21h30.

Baixar arquivo
Geral

RJ: PRF apreende carga de cocaína na Rodovia Presidente Dutra

Dois homens estavam em um veículo de passeio e foram detidos. A droga seria entregue no Complexo de favelas da Maré, na zona norte do Rio.

Baixar arquivo
Geral

Pagamento de três benefícios sociais começa nesta terça-feira

Hoje é dia de pagamento de três benefícios de programas sociais do governo federal: Auxílio Brasil, auxílio gás e auxílio caminhoneiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (9)

Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, apresenta tempo encoberto, com chuvisco. A temperatura varia de 19 a 22º C e a umidade relativa do ar fica entre 60 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Florianópolis, em Santa Catarina, apresenta tempo encoberto com chuvisco. Os termômetros registram mínima de 17 e máxima de 20º C. A umidade do ar varia de 80 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Em Vitória, no Espírito Santo, tempo nublado nesta terça-feira (9) e temperatura variando de 18 a 28º C. A umidade do ar vai de 50 a 90%.

Baixar arquivo