Médicos peritos do INSS fazem paralisação nesta terça e quarta-feira

Publicado em 08/02/2022 - 17:36 Por Gabriel Brum* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os peritos médicos federais realizam uma paralisação nesta terça e quarta-feira. Até 50 mil atendimentos podem ser afetados.

Na Central de Perícias Médicas, no Setor Comercial Sul, em Brasília, alguns atendimentos foram realizados, mas a maioria dos beneficiários, que tinha horário marcado com peritos que aderiram à paralisação, foi informada que não poderia ser atendida e que uma nova data seria marcada. Foi o caso de Getúlio Pereira da Costa, que está em busca do auxílio-doença.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, Luiz Carlos Argolo, disse que de 1.800 a 2.000 profissionais no país devem cruzar os braços nesta mobilização nacional de advertência.

A ação vai atingir as perícias presenciais iniciais para os pedidos do auxílio-doença e do BPC. De 45 mil a 50 mil atendimentos devem ser afetados.

Luiz Argolo afirma que as reivindicações passam pela recomposição salarial, melhores condições de trabalho e reorganização a operação da perícia.

Segundo ofício da Associação, encaminhado ao Ministério do Trabalho e Previdência, no dia 3 de fevereiro, tentativas de diálogo desde 2020 ficaram sem resposta.

Essa é a segunda paralisação deste ano, a primeira foi no dia 31 de janeiro. Nós procuramos o Ministério do Trabalho e Previdência para comentar o impacto da paralisação e saber quais ações o órgão vai tomar, mas não tivemos resposta até o fechamento desta matéria.

*Com produção de Renato Lima

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo