Telemarketing será obrigado a ligar para as pessoas pelo prefixo 0303

Publicado em 11/02/2022 - 21:37 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você costuma receber ligações de bancos e instituições financeiras oferecendo produtos e serviços, como empréstimos e portabilidade de contratos? O excesso de ligações desse tipo tem incomodado muita gente em todo o país.

A jornalista aposentada Sula Sevillis desabafou que chamadas insistentes desse tipo estão tirando ela do sério. Segundo ela, são mais de dez ligações desse tipo todos os dias. 

Situações como esta estão se tornando cada vez mais frequentes. O diretor geral do Procon do Distrito Federal, Marcelo Nascimento, disse que os órgãos estaduais de defesa do consumidor vêm buscando encontrar soluções junto à Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações; e com o Febraban, a Federação Nacional de Bancos. Ele afirma que essa prática de telemarketing agressivo é abusiva, porque o consumidor não consegue impedir o excesso de ligações ao longo do dia.

Em 2020, a Febraban criou a autorregulação dos bancos, com o objetivo de coibir a prática do abuso comercial. Uma das medidas foi a implementação do site naomeperturbe.com.br, onde os clientes podem cadastrar o número do telefone para não receber ligações desse tipo.

Se o cidadão continuar recebendo ligações, o site permite que se registre uma reclamação contra o correspondente bancário que não respeitou o sistema. Quem explica é o diretor executivo de Relações com o Consumidor da Febraban, Amaury Oliva.

Em dezembro do ano passado, a Anatel determinou que as empresas que operam com telemarketing deverão ligar para os clientes utilizando o prefixo 0303. A ideia é que as pessoas identifiquem facilmente esse tipo de chamada e possam optar por atender, ignorar ou bloquear o número. As operadoras também deverão realizar o bloqueio preventivo desse tipo de ligação, a pedido do consumidor.

As novas regras da Anatel passam a valer a partir do dia 10 de março.

*Com produção de Joana Lima. 

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo