Dia do Cuidador de Idosos: por necessidade familiares ocupam a função

Publicado em 20/03/2022 - 07:36 Por Lucas Cupertino*, estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Eles cuidam por amor e muitos fazem disso uma profissão. Estamos falando dos Cuidadores de Idosos, que tem um dia dedicado a eles, 20 de março.

Para ajudar a traçar um perfil desses trabalhadores, o Instituto Lado a Lado Pela Vida realizou um estudo com mais de 2,5 mil cuidadores de idosos de todo país entre 2020 e 2021.

O levantamento revela que 90% dos entrevistados assumiram a função de cuidador por necessidade, pelo parentesco ou falta de condições financeiras. São chamados de cuidadores familiares. Entre eles, 80% não têm cursos na área de saúde e a maior parte deles têm mais de 60 anos de idade.

A presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira ressalta que são idosos cuidando de idosos. " De seis em cada dez cuidadores familiares você tem 27% que tem menos de 50 anos, o restante é tudo com mais de 60 anos."

As mulheres são maioria entre os cuidadores familiares: 83%. Entre os profissionais o percentual é ainda maior: 91%.

O estudo também revela que cerca de 40% dos profissionais acreditam que a ocupação é totalmente desvalorizada. E isso levou quase metade dos cuidadores a pensar em desistir da profissão e outros 3% optaram por outro segmento.

A sobrecarga no trabalho é outro fator apontado no levantamento, já que um em cada cinco cuidadores disse ter insônia e 48% sofrem com estresse. Por isso, Marlene Oliveira pede para que a sociedade cuide de quem é cuidador.

A pesquisa sobre os cuidadores de idosos revelou ainda que mais da metade deles, tanto os familiares quanto os profissionais, moram na região sudeste e cerca de 20% no sul do país.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo