Estudo aponta que distração causa 18% dos acidentes de carro no mundo

Publicado em 31/03/2022 - 21:12 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Mexer no celular e no som do carro enquanto dirige, conversar com passageiros, dar atenção a crianças que estão no banco de trás... As distrações dos motoristas foram tema de um estudo publicado pela revista científica canadense Journal of Bone and Joint Surgery, uma das mais importantes da área de ortopedia. Participaram da pesquisa 1.300 pacientes internados em quatro clínicas de fraturas.

O estudo apontou que 18% dos acidentes de carro no mundo são causados por desatenção ao volante. Além disso, a cada 25 segundos, uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas por causa das distrações.

O diretor científico da Abramet, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Flávio Adura, explica que as diversas distrações tiram a atenção dos motoristas no trânsito.

Aqui no Brasil, a realidade não é diferente, segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal. No ranking com as 20 principais causas de acidentes com, pelo menos, uma morte, entre 2019 e fevereiro de 2022, a falta de atenção ao volante lidera a lista.

Nas ruas, motoristas confirmam que se distraem com facilidade no trânsito.

Segundo o CTB, Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, é considerado infração leve, com multa de R$ 88,38.

Dirigir utilizando o celular é proibido pelo CTB, considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Rádio Nacional transmite Brasil e Paraguai pelas eliminatórias da Copa

A partida é válida pela sétima rodada e vale muito para as duas seleções que não vão bem nas eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil tem períodos de seca mais prolongados, diz Inpe

Pesquisa mostra que entre 1961 a 1990, o número de dias consecutivos secos era de 80 a 85 dias. Na década mais recente, o número subiu para cerca de 100 dias. 

Baixar arquivo
Geral

Casal é preso por dopar macacos no Jardim Botânico do Rio

O casal foi abordado e detido pelos agentes dentro do parque e conduzido à delegacia. Os dois vão responder por crimes contra o meio ambiente.

Baixar arquivo
Esportes

Alison dos Santos chega em 3º nos 400m com barreiras, na Suíça

Alison dos Santos supera lesão e fica em 3º lugar na prova dos 400 metros com barreiras em Bellizona, na Suíça. Já os tenistas Thiago Monteiro, Filipe Meligeni, Rafael Matos e Marcelo Melo participam da Copa Davis, em Bolonha, na Itália. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo teve o ar mais poluído do mundo nessa segunda-feira (9)

Os dados são do site suíço IQAir, especializado em tecnologia da qualidade do ar, e que organiza um ranking com as principais cidades do mundo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, a névoa seca que cobre a cidade é composta principalmente por fuligem, resultante das queimadas, poeira e poluição. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo: árvores morrem em até 10 anos após queimadas

O experimento revela os efeitos de longo prazo das queimadas, que em 2024 já atingiram o maior número dos últimos 14 anos no Brasil.

Baixar arquivo