Estudo aponta que distração causa 18% dos acidentes de carro no mundo
Publicado em 31/03/2022 - 21:12 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília
Mexer no celular e no som do carro enquanto dirige, conversar com passageiros, dar atenção a crianças que estão no banco de trás... As distrações dos motoristas foram tema de um estudo publicado pela revista científica canadense Journal of Bone and Joint Surgery, uma das mais importantes da área de ortopedia. Participaram da pesquisa 1.300 pacientes internados em quatro clínicas de fraturas.
O estudo apontou que 18% dos acidentes de carro no mundo são causados por desatenção ao volante. Além disso, a cada 25 segundos, uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas por causa das distrações.
O diretor científico da Abramet, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Flávio Adura, explica que as diversas distrações tiram a atenção dos motoristas no trânsito.
Aqui no Brasil, a realidade não é diferente, segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal. No ranking com as 20 principais causas de acidentes com, pelo menos, uma morte, entre 2019 e fevereiro de 2022, a falta de atenção ao volante lidera a lista.
Nas ruas, motoristas confirmam que se distraem com facilidade no trânsito.
Segundo o CTB, Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, é considerado infração leve, com multa de R$ 88,38.
Dirigir utilizando o celular é proibido pelo CTB, considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.
*Com supervisão de Bianca Paiva.
Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde