Estudo aponta que distração causa 18% dos acidentes de carro no mundo

Publicado em 31/03/2022 - 21:12 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Mexer no celular e no som do carro enquanto dirige, conversar com passageiros, dar atenção a crianças que estão no banco de trás... As distrações dos motoristas foram tema de um estudo publicado pela revista científica canadense Journal of Bone and Joint Surgery, uma das mais importantes da área de ortopedia. Participaram da pesquisa 1.300 pacientes internados em quatro clínicas de fraturas.

O estudo apontou que 18% dos acidentes de carro no mundo são causados por desatenção ao volante. Além disso, a cada 25 segundos, uma pessoa morre e outras 58 ficam feridas por causa das distrações.

O diretor científico da Abramet, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Flávio Adura, explica que as diversas distrações tiram a atenção dos motoristas no trânsito.

Aqui no Brasil, a realidade não é diferente, segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal. No ranking com as 20 principais causas de acidentes com, pelo menos, uma morte, entre 2019 e fevereiro de 2022, a falta de atenção ao volante lidera a lista.

Nas ruas, motoristas confirmam que se distraem com facilidade no trânsito.

Segundo o CTB, Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, é considerado infração leve, com multa de R$ 88,38.

Dirigir utilizando o celular é proibido pelo CTB, considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Datena agride Marçal com uma cadeira durante debate na TV Cultura

A temperatura subiu, após o candidato do PRTB citar uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador e perguntar quando Datena iria abandonar a candidatura e parar com o que ele chamou de “palhaçada”.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 16 de setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Viva Maria celebra Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

 Viva Maria conversa com o doutor em ecologia Paulo Moutinho do IPAM Amazônia sobre essa data tão  relevante 
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo