Greve dos garis no RJ entra no 4º dia; lixo acumula na cidade

Publicado em 31/03/2022 - 15:06 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma nova assembleia para discutir os próximos passos da greve dos garis está marcada para esta quinta-feira (31). O movimento é liderado pelo Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Rio de Janeiro (Siemaco-Rio), que vai debater com a categoria as propostas apresentadas ontem pela Comlurb, Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro.

Os garis estão em greve desde segunda-feira (28) e o serviço de coleta de lixo foi afetado em toda a cidade. Centro, Largo do Machado, na zona sul, e Curicica, na zona oeste, já estão com acúmulo de lixo. A situação só não está pior porque a Comlurb montou um esquema de contingência, com a contratação de terceirizados para fazer o trabalho prejudicado pela paralisação.

Pelas contas do Sindicato, os trabalhadores da Comlurb estão há 3 anos sem reajuste. E reivindicam a reposição das perdas inflacionárias, reajuste de 25% nos salários e no tíquete alimentação, assim como a conclusão do plano de cargos e salários da categoria.

Na primeira proposta de negociação, a companhia ofereceu aumentar o índice de correção dos salários de 4 para 5%, o que foi rejeitado pelos garis.   

Segundo o sindicato, entre os pontos propostos que serão levados à assembleia estão a manutenção dos benefícios e das cláusulas sociais já existentes no Acordo Coletivo; reajuste salarial imediato de 6%, mais 2% em agosto e cerca de 2% em novembro, de acordo com o reajuste do município; e aumento de 3% no tíquete alimentação.

Sobre a multa de R$ 200 mil por dia parado, o Siemaco informou que entrou com recurso contra a acusação de ilegalidade da greve, já que afirma ter cumprido todos os parâmetros legais e os trabalhadores mantiveram os serviços essenciais como a coleta de lixo em hospitais, escolas e feiras livres.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo