História Hoje: Catarata de Gocta foi descoberta há 16 anos
Uma catarata escondida no meio da selva amazônica peruana foi encontrada por um explorador alemão em 10 de março de 2006. Desaguando no rio Chachapoyas, no Peru, foi batizada como Gocta e passou a ser considerada a terceira queda d’água mais alta do mundo com 771 metros de altura.
A descoberta tardia se deve a uma história de amor e ciúmes que afastava visitantes do local.
A região, que fica a cerca de mil quilômetros da capital Lima, é conhecida por sítios arqueológicos da época do Império Inca. A nova atração turística trouxe preocupação aos moradores por causa de um conto antigo que passou de geração em geração entre os nativos.
Reza a lenda que um homem casado chamado Gregorio costumava passear pela floresta para visitar uma sereia de cabelos loiros na Catarata de Gocta. Durante as visitas, o homem recebia pedras preciosas de presente. Desconfiada dos passeios do marido e dos mimos que encontrou em seu bolso, a esposa passou a suspeitar de traição e resolveu segui-lo em uma dessas escapadas.
Ao adentrar a mata, a esposa manteve uma distância segura para não ser vista. Cega de ciúmes, não se conteve quando viu o marido conversando com a sereia e se dirigiu até eles. Mas, ao tropeçar em uma pedra e fazer barulho, assustou a dupla. Nesse momento, a sereia agarrou Gregorio, mergulhou e os dois desapareceram nas águas da catarata. O lugar seria ainda protegido por uma enorme serpente.
Gocta guarda histórias, mas também é guardiã de uma beleza quase que intocada. Há quem arrisque uma longa caminhada de cerca de seis horas para apreciar a imensa queda d’água.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.