Justiça nega novo pedido de liberdade para Dr. Jairinho

Publicado em 16/03/2022 - 12:05 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro negou mais um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos, o Dr. Jairinho. Esta é a segunda vez que a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decide contra o réu, acusado do assassinato do seu enteado Henry Borel, em março de 2021, aos 4 anos.

Em novembro de 2021, a mesma câmara recusou outro habeas corpus pedido pelos antigos advogados de Dr. Jairinho. Agora, a nova defesa segue com a ofensiva jurídica para tentar libertar o ex-vereador, preso desde abril do ano passado, e livrá-lo do julgamento no tribunal do júri. Na próxima semana, mais um pedido de liberdade deve ser analisado pelo TJ.

Ainda como parte da batalha judicial, os advogados solicitaram a exclusão de provas obtidas no celular de Jairinho e de sua namorada Monique Medeiros, mãe do menino Henry e que também é ré pela morte dele. Essas evidências foram cruciais no encerramento do inquérito, porque apontam que Jairo já teria batido em Henry anteriormente e Monique sabia das agressões.

Os advogados também já requisitaram que a juíza do II Tribunal do Júri, Elizabeth Louro, seja afastada do julgamento, acusada de parcialidade. A magistrada negou, mas a suspeição ainda será analisada por desembargadores.

A Polícia acredita que Jairo tenha espancado Henry, e que Monique, que estava com eles quando o crime ocorreu, tenha se omitido. Os dois são réus por homicídio doloso triplamente qualificado, tortura, fraude processual e coação.

O julgamento está na fase de instrução, e falta Jairo ser ouvido novamente para a juíza decidir se pronuncia os acusados e mantém o caso no tribunal do júri.

Em seu primeiro depoimento, ele optou por permanecer em silêncio e disse apenas que é inocente. Monique também diz o mesmo.

A nova oitiva seria realizada este mês mas foi suspensa até que um dos recursos impetrados pela defesa seja julgado.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo
Saúde

Para não perder doses, Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue

Com isso, pessoas de quatro a 59 anos podem se vacinar contra a doença. A prioridade continua sendo entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior número de internações.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo do Instituto Federal Goiano analisa poluição em praias

Um estudo liderado pelo Instituto Federal Goiano vai fazer um amplo diagnóstico sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo