O salto alto eleva o calcanhar e coloca todo o peso do corpo sobre a ponta dos pés e dos dedos. A prática gera um desequilíbrio de distribuição de peso que provoca lesões na região. A postura de ponta de pé também coloca estresse no tornozelo, joelhos e coluna.
O ortopedista e traumatologista Jean Kley fala sobre as doenças que podem surgir devido ao uso de salto alto: “Com a mudança do centro de gravidade com o uso do salto você acaba sobrecarregando a articulação que existe entre a patela e o fêmur. Também não é incomum a ocorrência de queixas a nível de quadril e de coluna sempre com a mesma causa, ou seja, a mudança no centro de gravidade”, afirma ele.
De acordo com a pesquisa “O salto alto e a mulher brasileira”, realizada por uma empresa especialista em planilhas ortopédicas, cerca de 95% das mulheres sentem dores nos pés quando usam salto alto.
Mateus Martinez, diretor de fisioterapia da empresa, ressalta os cuidados que devem ser tomados em relação a esse tipo de calçado: “usar o menos possível, usar saltos menores e fazer exercícios físicos”, explica.
A recomendação dos ortopedistas é de que as mulheres usem sapatos mais confortáveis com saltos de três a cinco centímetros.