Pelo segundo dia seguido, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fazem buscas por quatro pessoas desaparecidas em novos deslizamentos ocorridos na cidade de Petrópolis, no temporal de domingo (20). Já foram confirmadas cinco mortes e 34 pessoas resgatadas com vida pelos socorristas.
Segundo os Bombeiros, cerca de 140 militares atuam na resposta às ocorrências provocadas pelas últimas chuvas, com apoio das unidades especializadas, incluindo o Grupamento de Busca e Salvamento, Socorro Florestal e Meio Ambiente, com suporte de cães farejadores.
De domingo até a manhã desta terça-feira (22), a Corporação recebeu mais de 60 chamados para deslizamentos, desabamentos e resgate de pessoas ilhadas em diversos pontos.
No domingo, os maiores índices pluviométricos foram registrados nas localidades de São Sebastião e na Vila Felipe, no Primeiro Distrito do município. Em duas horas e meia, choveu mais de 200 milímetros. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 107 por escorregamentos.
Ainda há muito lixo e entulho acumulados no centro, e comerciantes contabilizam as perdas, que se somam aos grandes prejuízos da enxurrada do dia 15 de Fevereiro, que deixou um saldo trágico de 233 mortos, diversos feridos centenas de desabrigados ou desalojados. As marcas da destruição continuam visíveis e as equipes seguem buscando quatro desaparecidos.
Além de Petrópolis, Outras cidade também sofrem com os efeitos da chuva, como Angra dos Reis, no Sul do estado; Magé, na Baixada Fluminense, e Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana.
Nesta desta terça-feira (22), o governador Cláudio Castro informou, através de suas redes sociais, que serão destinaremos, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, R$ 8 milhões, para cidades atingidas por desastres. Segundo Castro, os recursos deverão ser usados para reparar danos sem unidades de saúde e equipamentos públicos. O governador vai publicar Resolução Específica para cada cidade contemplada com o apoio financeiro, e firmar com elas Termo de Compromisso de executar as ações de acordo com a finalidade do repasse.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Passageiros no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 19-12-2024 Durante sessão a Câmara aprova em 1º turno texto-base da PEC do pacote de ajuste fiscal. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 19/12/2024 – Totem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) atualizado.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 19/12/2024 - O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski e o secretário-executivo Manoel Carlos de Almeida durante cerimônia de lançamento do Celular Seguro. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 19/12/2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante saída do hospital Sírio Libanes acompanhado do Dr. Roberto Kalil, após exames. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)