Cinco pessoas foram presas em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em uma operação para combater uma quadrilha de golpistas, que lesou aposentados e servidores públicos com acesso ao crédito consignado.
O esquema funcionava da seguinte maneira: as pessoas eram convencidas a fazer empréstimos consignados, para investir em empresas, e como retorno, recebiam 10% da quantia tomada. Por meio de um contrato ficava acertado que o empréstimo seria pago pela empresa que recebeu o investimento. Mas essas empresas nunca existiram e os contratos eram falsos. Depois de pagar algumas parcelas, os golpistas desapareciam e deixavam as vítimas com o prejuízo.
De acordo com as investigações, por trás de três empresas laranjas usadas para praticar os golpes estavam pai e filho com uma longa ficha criminal. Cada um possui cerca de 20 anotações por estelionato, organização criminosa, crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. Apesar do histórico, eles nunca haviam sido presos até agora.
![Prefeitura Buriticupu/Twitter As 26 crateras que avançam por Buriticupu há pelo menos 30 anos preocupam os moradores locais. No dia 9 de maio, uma casa foi 'engolida' por uma das voçorocas, após um deslizamento de terra ocorrido em uma rua do bairro Vila Isaías. Segundo o Corpo de Bombeiros, a residência já havia sido evacuada e não houve vítimas.
Foto:Prefeitura Buriticupu/Twitter](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiuza/ Agência Brasil 07/06/2023 - Brasília - Foto de arquivo - Farmácia Popular em Brasília. Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil Construção Civil, Obras, canteiro de obras, construção, trabalhadores](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Cultura RJ Rota da Leitura](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)