Acordo dá maior poder à Igreja Católica sobre área do Cristo Redentor

Publicado em 04/04/2022 - 12:57 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Governo Federal e a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro celebraram um novo protocolo de intenções e o Acordo de Convivência para a gestão da área onde fica o Cristo Redentor. A estátua faz parte do Santuário da Igreja Católica, mas fica no Morro do Corcovado, que integra o Parque Nacional da Tijuca, sob administração do ICMBio.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da cerimônia de assinatura do protocolo, nesta segunda-feira, aqui no Rio de Janeiro.

O protocolo tem validade de 10 anos e estabelece os termos do ordenamento público do local. O objetivo é mitigar os impactos ambientais e garantir a manutenção e a acessibilidade ao Cristo Redentor, em acordo com a preservação da biodiversidade do Parque Nacional. O ministro do meio ambiente Joaquim Leite ressaltou os esforços conjuntos do ICMBIo - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - e da Arquidiocese para construir um entendimento.

O Cristo Redentor foi inaugurado em 1931 e logo em seguida repassado para a administração da Igreja. Já o Parque Nacional da Tijuca foi criado trinta anos depois, o que gerou a necessidade de entendimento entre a arquidiocese e o governo federal.

De acordo com o cardeal do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta a passagem das décadas justifica a necessidade de uma atualização no acordo de convivência

Como é o principal ponto turístico do estado, e um cartão postal do Brasil, o Cristo Redentor recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de mil casos suspeitos ou confirmados de mpox

Sudeste concentra 80% dos casos. Os estados com maiores quantitativos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Amapá e Piauí são os dois únicos estados sem registros.  

Baixar arquivo
Economia

Efeito do clima sobre a inflação preocupa o governo

A preocupação é com impactos no preço dos alimentos e da energia. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não é com alta de juros que se resolve o assunto.

Baixar arquivo
Economia

Governo anuncia R$ 186 bilhões para indústria de tecnologia no país

Investimentos vão para produção de semicondutores, fabricação de chips, fibras óticas, robôs e computação em nuvem. Ações fazem parte da 4ª fase do programa Nova Indústria Brasil, que tem por objetivo transformar digitalmente 25% das indústrias brasileiras até 2026 e 50% até 2033.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP: Defesa Civil prorroga alerta de risco de incêndios no estado

A Defesa Civil paulista prorrogou o alerta de risco elevado para incêndios até o próximo sábado, 14, em todo o Estado. Até lá, a previsão aponta para dias com temperatura acima da média e baixa umidade do ar, durante o dia.

Baixar arquivo
Geral

Cometa do Século, C/2023 A3, fica visível no Brasil a partir do dia 15

Perto de outubro o cometa vai atingir o brilho máximo. Segundo a astrônoma, Cristiane de Oliveira Costa, o estudo dos cometas auxilia a entender um pouco mais como foi a formação do nosso sistema solar e pode ajudar a entender, por exemplo, a quantidade de água na Terra.

Baixar arquivo
Economia

G20 realiza evento sobre produção industrial baseada em bioeconomia

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que um novo ciclo de prosperidade não pode deixar ninguém para trás e, para isso, é fundamental deter as mudanças climáticas.

Baixar arquivo