Garis em greve concordam em reduzir pauta de reivindicação

Publicado em 05/04/2022 - 14:32 Por Ligia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os garis do Rio de Janeiro, em greve desde o último dia 28, concordaram em rever a pauta de reivindicações e voltar a negociar com a Comlurb, Companhia Municipal de Limpeza Urbana. A informação foi divulgada no site do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Asseio e Conservação do Município. A entidade afirmou que os trabalhadores autorizaram que o sindicato negocie reajuste de 15% dos salários e do tíquete alimentação. Na proposta original, a categoria pedia 25% para fazer frente à inflação dos últimos três anos. 

Ainda segundo o sindicato, a Comlurb não aceitou retomar as negociações com base nesse percentual e contratou trabalhadores terceirizados para manter o serviço de limpeza urbana.

 A companhia também divulgou nota, nesta terça-feira,  informando que mantém o plano de contingência para atender os serviços essenciais na cidade. O texto detalha que a limpeza de feiras livres, escolas e hospitais vem sendo realizada, mas que a coleta domiciliar tem sofrido atrasos pontuais. Entre os problemas destacados, estão supostos atos criminosos, cometidos por pessoas que a empresa aponta como grevistas.

A Comlurb disse ainda que aguarda a decisão judicial sobre o dissídio coletivo e que a greve é ilegal, já que existe decisão liminar impondo multa ao sindicato pelo movimento paredista. O Sindicato recorreu da decisão e aguarda o julgamento da legalidade da greve na Justiça.

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo