Ao participar nesta terça-feira (12) da inauguração da Clínica-Escola do Autista, no município de Tanguá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, anunciou que a Carteira Nacional do Autista vai estar disponível para todas as prefeituras ainda neste mês.
O documento, que será emitido gratuitamente, vai garantir prioridade de atendimento em serviços púbicos e privados.
A Clínica-Escola do Autista de Tanguá é a terceira do país. Os espaços são totalmente administrados pelas prefeituras. Cerca de 100 crianças, adolescentes e adultos vão ser atendidos na unidade de Tanguá.
A primeira dama Michele Bolsonaro, que também participou do evento, destacou a importância da instituição especializada no tratamento de autistas.
O projeto atende às normas previstas pela Lei nº. 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. No local, os alunos terão apoio de profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos. E também vão praticar esportes e atividades educativas.