Quem tem alguma pendência no título de eleitor deve estar atento aos prazos para regularizar a situação.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro lembra que a data final é o dia 4 de maio, quando será fechado o cadastro para o pleito de outubro.
E o interessado não precisa nem sair de casa. Basta fazer o procedimento na internet, por meio do sistema Título Net, disponível no site do TRE. A orientação do Tribunal é não deixar para a última hora, devido ao risco da grande procura prejudicar o acesso ao sistema.
O prazo até 4 de maio também vale para quem deseja solicitar a emissão da primeira via do título, realizar transferência ou atualizar dados no cadastro eleitoral.
Mas, atenção: antes de qualquer alteração, quem já possui título precisa verificar se há débitos a serem quitados com a Justiça Eleitoral. Neste caso, ele deverá gerar a Guia de Recolhimento da União, e aguardar a identificação do pagamento, através da inscrição na sua zona eleitoral.
Para acertar a vida com a Justiça Eleitoral, o interessado vai precisar anexar documentos ao requerimento, como fotos da identidade, comprovante recente de residência ou outro vínculo com o município e de pagamento de débitos, quando houver.
Todas as informações estão detalhadas no site www.tre-rj.jus.br/eleitor/atendimento-on-line.