logo Radioagência Nacional
Geral

Recursos da União serão usadas na reconstrução de casas após desastres

Valores serão repassados a estados e municípios pela Defesa Civil
Baixar
Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional
05/04/2022 - 18:32
Rio de Janeiro

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, visitou, na manhã desta terça-feira, a cidade de Angra dos Reis, que está entre as mais atingidas pelas chuvas no Estado do Rio de Janeiro no último fim de semana.  Nesta segunda-feira, o Governo Federal já havia anunciado a liberação emergencial de R$ 2,4 milhões para o município.

Durante a visita, foi assinada portaria que permite utilização de recursos da Defesa Civil para reconstrução de moradias afetadas pelo temporal. A medida vai valer para todo o país.

De acordo com a pasta, as famílias com renda de até R$ 7 mil por mês podem ser atendidas com a reconstrução de suas casas. Já para aquelas que vivem em áreas rurais, podem ter ajuda do governo as que possuem renda anual de 84 mil reais. Elas também devem ser proprietárias da residência e não possuir outro imóvel em seu nome.

As novas unidades habitacionais só poderão ser construídas em áreas que não sejam suscetíveis à ocorrência de desastres.

Durante a reunião, o prefeito de Angra, Fernando Jordão, avaliou os problemas que a cidade vem enfrentando, como falta de manutenção de vias de acesso à cidade, além da situação de destruição e dor vivida por moradores da Vila Histórica de Mambucaba, uma das regiões mais atingidas pelo temporal.

Depois das fortes chuvas que atingiram o estado no último fim de semana, já foram contabilizadas 19 mortes. No Sul fluminense, Angra dos Reis teve dez vítimas, já em Paraty foram seis óbitos. As cidades de Mesquita, na Baixada Fluminense, e Cachoeira de Macacu, na região Metropolitana, registraram um óbito cada.

x