WhatsApp vai lançar novas modalidades de grupos no Brasil só em 2023

Publicado em 19/04/2022 - 16:02 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Whatsapp anunciou a nova funcionalidade "Comunidades" para aprimorar a organização de grupos no aplicativo. A ferramenta vai permitir o envio de mensagens para milhares de pessoas e o risco das fake news em ano eleitoral preocupa. Hoje, um grupo no aplicativo tem o limite de 256 usuários.

A ideia é colocar vários grupos em único guarda-chuva. Por exemplo, o diretor de uma escola pode reunir todos os pais e também criar grupos para turmas específicas em uma Comunidade.

O Ministério Público Federal em São Paulo questionou o Whatsapp sobre a possibilidade de adiar o lançamento para 2023. Por e-mail, o Whatsapp informou que o recurso será testado nos próximos meses em alguns países, mas, no Brasil, será lançado apenas depois das eleições.

O pesquisador do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Lucas Cabral, vê com bons olhos a decisão da Meta, empresa dona do Whatsapp. Para Lucas, é certo que conviveremos com fake news durante as eleições.

O Whatsapp informou que vai também possibilitar reações com emojis às mensagens, compartilhamento de arquivos grandes, até 2 gigabytes, e chamadas de voz com até 32 pessoas.

Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

História Hoje: primeiro jogo de futebol entre Brasil e Argentina

A primeira partida entre as duas seleções aconteceu, em 20 de setembro de 1914, em Buenos Aires, Argentina. O jogo amistoso antecedeu a disputa da Copa Julio Roca realizada uma semana depois.

Baixar arquivo
Política

Crianças Sabidas mostra que pequenos participam e sabem o que querem

A segunda temporada do podcast Crianças Sabidas - Eleições 2024 chega ao fim com o segundo episódio bônus intitulado: Crianças Participando.

Baixar arquivo
Política

TSE recebe quase 44 mil denúncias de irregularidades eleitorais

Entre as atividades proibidas pela legislação eleitoral estão showmícios, uso de carro de som que não seja em carreatas, fixação de adesivos em locais proibidos e propaganda em comércio.

Baixar arquivo
Economia

Ministro de Minas Energia diz que não há risco de crise energética

Relatório entregue pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico ao ministro recomenda o retorno do horário de verão. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

BNDES vai liberar R$ 400 milhões para bombeiros da Amazônia Legal

Em reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu vários governadores para discutir medidas de combate aos focos de incêndio em todo país.

Baixar arquivo
Política

TSE proíbe PRF de bloquear rodovias durante as eleições

Nova regra foi criada para não criar obstáculo e permitir a livre circulação de eleitores nos dias de votação das eleições. 

Baixar arquivo