Acidentes de trânsito mataram 5.381 pessoas em 2021

Publicado em 16/05/2022 - 19:06 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os acidentes de trânsito vitimaram 5.381 pessoas no ano passado. Foram 90 mortes a mais do que as registradas em 2020. O número de acidentes de trânsito também subiu: foram 893 a mais de um ano para o outro. Os feridos leves em acidentes de trânsito foram pouco mais de 54 mil e os graves, 17 mil, registros semelhantes aos do ano de 2020.

Esses dados fazem parte do Anuário 2021 da Polícia Rodoviária Federal e foram divulgados nesta segunda-feira. O levantamento mostra que o estado de Minas Gerais ocupou o topo do ranking dos estados onde mais ocorreram acidentes de trânsito no ano passado, com mais de 8.300 ocorrências, seguido de Santa Catarina e Paraná. Minas Gerais também ocupou o primeiro lugar no número de pessoas feridas e mortas no trânsito.

Já as infrações de trânsito registradas pela PFR, em 2021, foram de aproximadamente 5 milhões e 240 mil, quase 60 mil a mais do que no ano anterior. O Rio de Janeiro foi a unidade da federação com mais registros. 17% do total, seguido por São Paulo e Minas Gerais, com aproximadamente 13%.

Quanto aos procedimentos de fiscalização, a PRF realizou cerca de 300 mil testes de bafômetro, número que representa um terço dos testes realizados em 2020.

Em relação ao combate à criminalidade, no ano passado, houve recorde de apreensão de cocaína nas rodovias federais: foram 40 toneladas retiradas de circulação. Esse número é 25% maior do que o último recorde, registrado em 2020.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo