logo Radioagência Nacional
Geral

De 24 praias analisadas, 19 estão impróprias para banho no Rio

Baixar
Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional
20/05/2022 - 18:30
Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, voltou a divulgar boletins de avaliação da qualidade das areias das praias do Rio depois de três anos. Dos 24 pontos analisados, 19 são considerados impróprios para banho. Entre eles estão Leme, Leblon e Arpoador.

Já entre as que passaram no teste, São Conrado, na altura do Hotel Nacional, Flamengo e Ipanema, na altura da Maria Quitéria estão com classificação ótima. Já a praia Moreninha, em Paquetá, foi considerada regular.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, as avaliações medem a quantidade de coliformes fecais por 100 mg. Acima de 20 mil coliformes, a areia recebe classificação "ruim" ou "não recomendada", e a orientação é que se evite contato direto com a areia.

A poluição nestes casos está associada, principalmente, à ausência de recolhimento de fezes de cães e ao descarte de alimentos. As análises vão se repetir a cada 15 dias, e são uma parceria com a concessionária Águas do Rio, que viabilizou a retomada dos estudos.

A Prefeitura destaca ainda que 589 garis atuam na limpeza das praias, em 56 quilômetros da orla da cidade, em até três turnos de trabalho, sendo o último deles durante a noite/madrugada, garantindo que a praia amanheça limpa no dia seguinte para os banhistas. A lista completa pode ser vista no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

*Com supervisão de Raquel Mariano. 

x