Doação de leite ajuda bebês prematuros ou com doenças congênitas

Publicado em 19/05/2022 - 13:00 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Milhares de bebês prematuros ou com doenças congênitas são salvos todos os dias porque recebem leite materno de bancos de leite humano. E foi assim que aconteceu com o filho da Camila Aguiar. O bebê dela chegou quase 3 meses antes do tempo, foi um susto. Depois de um sangramento, o parto aconteceu com apenas 30 semanas de gestação e o pequeno Isaac nasceu pesando pouco mais de um quilo e corria risco de morte. 

Mas o desfecho dessa história foi muito feliz. Isaac está hoje com 2 semanas de vida e ganhando peso. Tudo isso porque está sendo alimentando com leite materno do banco de leite de um hospital em Brasília. A gratidão da Camila pelas mães que dividem o alimento dos seus bebês com quem não pode amamentar é enorme.

Qualquer mulher saudável que produza mais leite do que o que seu bebê precisa, pode doar. Basta fazer a ordenha, armazenar em frascos ou saquinhos que podem ser distribuídos de graça nos bancos de leite. Depois da coleta, é só ligar para os Bombeiros ou para o hospital mais próxima de casa para agendar o recolhimento. 

Neyfla Garcia sempre teve muita produção de leite e doa desde que o seu bebê nasceu. Ela conta que se sente muito feliz em ajudar outras mulheres e mandou uma recadinho do filho Lucas para todas as mães.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 200 ml de leite podem alimentar até dez recém-nascidos. Para incentivar a doação, foi lançada a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2022, Com o tema “Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida”. A ideia é incentivar o aumento de mães voluntárias em todo País.

Últimas notícias
Educação

Jardim Botânico do Rio abre inscrições para capacitar jovens alunos

O Projeto Florescer atua na formação profissionalizante, com foco no exercício responsável da cidadania e a preservação do meio ambiente. Já a Iniciação Científica busca despertar o interesse dos jovens nesta área.

Baixar arquivo
Política

Ministro Joaquim Leite diz que relatório mostra queda do desmatamento

Para o ministro do Meio Ambiente, um relatório desta quarta-feira já registra redução do desmatamento nas seis bases instaladas para fiscalizar e reprimir garimpos ilegais, queimadas e tráfico de drogas.

Baixar arquivo
Segurança

Tráfico internacional de drogas: PF realiza 2 operações em 12 estados

Duas operações da Polícia Federal deflagradas nesta quarta-feira prenderam suspeitos e realizaram buscas e apreensões em 12 estados do país com foco no tráfico internacional de drogas de grupo que seria comandado por um ex-policial militar.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa mantém proibição de venda de cigarros eletrônicos no Brasil

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, de forma unânime, pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Baixar arquivo
Saúde

Covid: menos de 40% do público alvo tomou 4ª dose da vacina no RJ

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento no número de casos graves e internações por Covid-19 na cidade vem sendo observado desde o fim de maio. 

Baixar arquivo
Esportes

Palmeiras joga para garantir vaga nas quartas e tetra na Libertadores

A partir das 19h15min, o Verdão segue na busca pelo tetracampeonato da Libertadores da América, contra o Cerro Porteño, no Allianz Parque. 

Baixar arquivo