Inmet monitora possível evolução de ciclone para tempestade Yakecan

Onda de frio continuará no centro-sul do Brasil nos próximos dias

Publicado em 17/05/2022 - 15:58 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A chegada do ciclone subtropical, Yakecan, ao Sul do país já começou trazendo frio para grande parte do Brasil, pelo menos até o fim desta semana. Em Santa Catarina, foi registrada a primeira neve do ano, nesta terça-feira (17). Nas cidades de Urupema, Bom Jardim da Serra, e Urubici - Serra Catarinense - onde a neve realmente apareceu, as temperaturas ficaram abaixo de zero.

Essa tempestade subtropical pode provocar ventos que passam dos 100Km/h, segundo a previsão do INMET, Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu uma nota conjunta com a Marinha do Brasil, sobre o fenômeno. Segundo a previsão, a tempestade subtropical ainda pode evoluir para tempestade tropical, até a noite desta quarta-feira, quando as rajadas de vento podem superar os 110 quilômetros por hora, na região Sul.

O Diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Armin Braun, alerta para os riscos desses fortes ventos à população.

A tendência é que essa tempestade se desloque até o fim de semana para a região Sudeste, mas perdendo força. Todo esse sistema é o responsável pela neve em Santa Catarina, podendo chegar ao extremo Sul do Paraná e na Serra Gaúcha. Também já é sentida uma queda nas temperaturas de algumas regiões, como a Centro Oeste e o Sudeste...chegando até mesmo ao sul da região Amazônica.

Segundo a previsão do tempo, entre esta quarta e sexta-feira a onda de frio vai continuar atuando na região centro-sul do Brasil. A previsão é de geada também em São Paulo, principalmente na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba. Geada prevista também para o triângulo mineiro e o centro-sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Devido à proximidade do frio, que já é sentido em muitas partes atingidas, os órgãos públicos vêm alertando a população a respeito dos riscos de doenças respiratórias e hipotermia, sobretudo às populações em situação de rua. O Governo de São Paulo iniciou há uma semana a campanha Inverno Solidário, com a arrecadação de cobertores e agasalhos, em pontos de coletas de estações de trens e metrô e terminais de ônibus.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo
Economia

ICMS: Minas e Energia faz projeção da redução no preço de combustíveis

O Ministério de Minas e Energia estima uma redução média R$ 0,31 no litro do etanol e de até R 1,55 na gasolina, após a fixação do ICMS em todo país. Ao menos 23 entes federativos já reduziram a alíquota.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova fim do uso da tese de defesa da honra para feminicídios

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto de lei que proíbe o uso da tese de legítima defesa da honra como argumento para a absolvição de acusados de feminicídio em julgamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Novas leis de incentivo à cultura devem injetar R$ 19 bilhões no setor

Ativistas da cultura esperam que os recursos ajudem a fortalecer os trabalhadores do setor após dois anos de pandemia.

Baixar arquivo
Economia

Ferros-velhos do RJ vão precisar de autorização para atuar no setor

Ferros-velhos situados nos 92 municípios fluminenses vão precisar de autorização da Secretaria de Estado da Polícia Civil do Rio de Janeiro para funcionar. O prazo de cadastro vai até 17 de agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: 20 estados estão com alta de casos de síndrome respiratória

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz indica sinal de crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 20 das 27 unidades federativas do país. Entre as capitais, 19 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

Baixar arquivo