Depressão, ansiedade, alcoolismo… essas são algumas das doenças mentais mais comuns encontradas entre policiais militares do estado de São Paulo.
Em pouco mais de um ano, entre janeiro de 2020 e abril de 2021, foram aprovadas 1.647 licenças por transtorno mental para policiais militares do estado. O dado foi obtido via Lei de Acesso à Informação pela agência de dados Fiquem Sabendo.
Os transtornos mentais não são exclusivos da polícia paulista, mas o problema costuma ser tratado como tabu. A pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP), Fernanda Cruz, diz que, nos últimos anos, até aumentou a sensibilização para o assunto, mas não o suficiente para alterar uma rotina em que a saúde mental segue sendo menosprezada.
Em 2020, em todo o país, 50 policiais entre militares e civis, na ativa, cometeram suicídio. A informação está no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021.




