Prestes a completar 110 anos o Pão de Açúcar vai ganhar uma tirolesa

Publicado em 27/05/2022 - 17:07 Por Lucas Coelho* - estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Se o Parque Bondinho Pão de Açúcar já era deslumbrante, a partir de novembro, o lugar vai ser de tirar o fôlego. Prestes a completar 110 anos, um dos cartões-postais mais visitados do mundo, com a marca de 50 milhões de pessoas desde a inauguração, em novembro de 1912, o ponto turístico carioca vai ganhar uma tirolesa de 755 metros. Serão quatro linhas ligando o Pão de Açúcar ao Morro da Urca, num trajeto de menos de 50 segundos, a uma velocidade de 100km/h.

O projeto faz parte da agenda de comemorações deste mais de um século, que também inclui uma nova identidade visual.

O projeto lançado esta semana em um evento no Anfiteatro do Morro da Urca,  com a presença de representantes de empresas parceiras e de gestores públicos, incluiu uma iniciativa inédita para neutralização de carbono na operação do bondinho. A ideia é mapear as fontes de emissão de gases em toda a sua operação, além de calcular o carbono gerado.

A historiadora e jornalista Carolina Grimião, falou da importância do bondinho para a cidade do Rio de Janeiro, ela destacou que o ponto turístico é uma referencia para o mundo inteiro.

O Bondinho é um dos maiores símbolos do Brasil, começou a ser construído em 1909, três anos antes de fazer a sua primeira viagem. Mas mesmo antes do teleférico, as pessoas já exploravam o lugar escalando os 220 metros de altura do morro da Urca. O pioneirismo da conquista, aliás, é de uma mulher, Henrietta Carstairs, que realizou a façanha em 1817. Por sorte, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos teve a ideia de construir o caminho aéreo, o que acabou transformando a história da cidade.

O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro do Brasil e o terceiro do mundo. Atualmente, é o mais longevo em operação e carrega a marca de mais de cinco milhões de viagens.

*Com supervisão de Vitória Elizabeth

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverdeza

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo