Prestes a completar 110 anos o Pão de Açúcar vai ganhar uma tirolesa

Publicado em 27/05/2022 - 17:07 Por Lucas Coelho* - estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Se o Parque Bondinho Pão de Açúcar já era deslumbrante, a partir de novembro, o lugar vai ser de tirar o fôlego. Prestes a completar 110 anos, um dos cartões-postais mais visitados do mundo, com a marca de 50 milhões de pessoas desde a inauguração, em novembro de 1912, o ponto turístico carioca vai ganhar uma tirolesa de 755 metros. Serão quatro linhas ligando o Pão de Açúcar ao Morro da Urca, num trajeto de menos de 50 segundos, a uma velocidade de 100km/h.

O projeto faz parte da agenda de comemorações deste mais de um século, que também inclui uma nova identidade visual.

O projeto lançado esta semana em um evento no Anfiteatro do Morro da Urca,  com a presença de representantes de empresas parceiras e de gestores públicos, incluiu uma iniciativa inédita para neutralização de carbono na operação do bondinho. A ideia é mapear as fontes de emissão de gases em toda a sua operação, além de calcular o carbono gerado.

A historiadora e jornalista Carolina Grimião, falou da importância do bondinho para a cidade do Rio de Janeiro, ela destacou que o ponto turístico é uma referencia para o mundo inteiro.

O Bondinho é um dos maiores símbolos do Brasil, começou a ser construído em 1909, três anos antes de fazer a sua primeira viagem. Mas mesmo antes do teleférico, as pessoas já exploravam o lugar escalando os 220 metros de altura do morro da Urca. O pioneirismo da conquista, aliás, é de uma mulher, Henrietta Carstairs, que realizou a façanha em 1817. Por sorte, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos teve a ideia de construir o caminho aéreo, o que acabou transformando a história da cidade.

O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro do Brasil e o terceiro do mundo. Atualmente, é o mais longevo em operação e carrega a marca de mais de cinco milhões de viagens.

*Com supervisão de Vitória Elizabeth

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverdeza

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo