Primeiro navio de guerra da Marinha dos EUA era lançado há 225 anos

Publicado em 10/05/2022 - 10:11 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

O primeiro navio de guerra da Marinha norte-americana foi lançado em 10 de maio de 1797. Batizado como Estados Unidos, era a primeira das seis fragatas autorizadas pelo Congresso. A embarcação deu início à nova Marinha dos Estados Unidos da América.

A revolução de 1776 levou à independência das colônias inglesas na América. Após esse processo de desligamento da Inglaterra, os Estados Unidos tiveram no comércio marítimo a base da sua recuperação econômica que incluíam rotas pelo Mediterrâneo e Caribe.

Nesse período imediatamente após a independência, a nova nação ficou desprotegida sem uma força militar marítima. Até que em 1794, o então presidente George Washington assinou "Um Ato para fornecer um Armamento Naval".

Com a autorização do Congresso dos Estados Unidos, foram construídas seis fragatas, em estaleiros privados ao longo da costa atlântica dos país. O projeto previa o nascimento dos maiores navios de madeira já erguidos na América. Cada embarcação teria três mastros.Todos eles eram equipados com velas quadradas. E deveria ser capaz de transportar cerca de 40 canhões.

Depois de vários contratempos, incluindo um surto de febre amarela, o navio foi inaugurado com grande festa em 1797. No ano seguinte, a fragata empreendeu sua primeira missão em alto mar. Foi designada a escoltar a frota americana no Caribe. De acordo com uma carta escrita pelo capitão John Barry ao engenheiro responsável Joshua Humpheys, nenhum navio funcionava melhor do que aquele.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo