O primeiro navio de guerra da Marinha norte-americana foi lançado em 10 de maio de 1797. Batizado como Estados Unidos, era a primeira das seis fragatas autorizadas pelo Congresso. A embarcação deu início à nova Marinha dos Estados Unidos da América.
A revolução de 1776 levou à independência das colônias inglesas na América. Após esse processo de desligamento da Inglaterra, os Estados Unidos tiveram no comércio marítimo a base da sua recuperação econômica que incluíam rotas pelo Mediterrâneo e Caribe.
Nesse período imediatamente após a independência, a nova nação ficou desprotegida sem uma força militar marítima. Até que em 1794, o então presidente George Washington assinou "Um Ato para fornecer um Armamento Naval".
Com a autorização do Congresso dos Estados Unidos, foram construídas seis fragatas, em estaleiros privados ao longo da costa atlântica dos país. O projeto previa o nascimento dos maiores navios de madeira já erguidos na América. Cada embarcação teria três mastros.Todos eles eram equipados com velas quadradas. E deveria ser capaz de transportar cerca de 40 canhões.
Depois de vários contratempos, incluindo um surto de febre amarela, o navio foi inaugurado com grande festa em 1797. No ano seguinte, a fragata empreendeu sua primeira missão em alto mar. Foi designada a escoltar a frota americana no Caribe. De acordo com uma carta escrita pelo capitão John Barry ao engenheiro responsável Joshua Humpheys, nenhum navio funcionava melhor do que aquele.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo