Regiões Norte e Nordeste podem ter chuvas intensas com ventos fortes

Há risco de corte de energia elétrica, alagamentos e raios

Publicado em 24/05/2022 - 11:49 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta: chuvas intensas podem chegar a 50 milímetros com ventos de até 60 quilômetros por hora em 11 estados das regiões Norte e Nordeste. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.

No Norte, as chuvas acumuladas dos últimos dias deixaram um trecho da BR-174, única rodovia que liga Roraima aos demais estados, alagado. A interrupção da via ocorreu devido à cheia no rio Itã, no sul de Roraima.

Segundo o Centro Nacional de Monitoração e Alerta de Desastres Naturais, pelo menos três municípios no Amazonas estão em alerta “muito alto” devido às cheias: a capital Manaus, Manacaru e Itacoatiara.

No Nordeste, a Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu um novo alerta, válido até a noite desta terça-feira (24), anunciando chuvas fortes em toda grande Recife e Zona da Mata. Por causa das chuvas, a Universidade Federal Rural de Pernambuco suspendeu todas atividades em um dos Campus. A Defesa Civil está monitorando obras para minimizar os riscos de deslizamento em áreas de morros. 

O Instituto Nacional de Meteorologia lembra que, em caso de temporal, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo