RJ: Parque Nacional de Itatiaia registra temperaturas abaixo de zero

Publicado em 24/05/2022 - 15:22 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quem anda reclamando das baixas temperaturas no Rio de Janeiro, em pleno outono, não pode imaginar o que é enfrentar termômetros abaixo de zero.

E, é isso que está acontecendo no Parque Nacional de Itatiaia, que abrange os municípios de Resende e Itatiaia, no sul fluminense, além de parte de Minas Gerais. Primeiro Parque Nacional do país, criado em 1937, na Serra da Mantiqueira, ele é ponto de visita obrigatório no roteiro dos caçadores de frio!

Para se ter uma ideia, nesta terça-feira (24), a temperatura despencou a -7º C, na parte alta, onde fica o Pico das Agulhas Negras. Antes dessa marca, a cidade de Itatiaia havia registrado na madrugada de sábado (21) a menor temperatura do Brasil este ano: -7,6º C! O recorde foi anotado pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com o chefe do Parque, Luiz Aragão, é apenas uma amostra da tradicional friaca, antes mesmo de o inverno chegar.

Ainda segundo Luiz Aragão, o período entre o final da madrugada e início da manhã é quando as temperaturas mais caem, alcançando marcas negativas.

Mesmo assim, ele fez um convite aos corajosos, para que visitem o Parque Nacional, que este ano completa 85 anos. A visitação acontece todos os dias, com diversas trilhas, camping e um abrigo. Mas o ingresso precisa ser comprado com antecedência, on-line, no site da BR Parques.

 

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Em junho, balança comercial registra saldo positivo de U$ 8,8 bilhões

O Brasil exportou mais de U$ 32,7 bilhões em produtos ao longo do mês passado. E comprou de outros países quase U$ 24 bilhões.

Baixar arquivo
Geral

Funcionários podem ser punidos em caso de difamação nas redes

Os funcionários podem usar suas redes sociais para fazer desabafos sobre o trabalho desde que não violem o direito à imagem e à privacidade da empresa

Baixar arquivo
Geral

TSE: eleições terão novos recursos de acessibilidade

O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita com CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Sinal da TV Brasil chega a Feira de Santana, na Bahia

O sinal da TV pública nacional agora pode ser assistido na região pelo canal aberto, disponível para mais de 700 mil telespectadores.  

Baixar arquivo
Educação

Vestibular de 2023 da USP terá novo critério de classificação

Todos os candidatos, incluindo alunos cotistas, vão disputar primeiro as vagas de Ampla Concorrência. Já os que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas também concorrem às vagas destinadas a alunos de Escolas Públicas e os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ainda podem disputar as vagas destinadas às cotas raciais, as chamadas PPI.

Baixar arquivo