RJ: Parque Nacional de Itatiaia registra temperaturas abaixo de zero

Publicado em 24/05/2022 - 15:22 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quem anda reclamando das baixas temperaturas no Rio de Janeiro, em pleno outono, não pode imaginar o que é enfrentar termômetros abaixo de zero.

E, é isso que está acontecendo no Parque Nacional de Itatiaia, que abrange os municípios de Resende e Itatiaia, no sul fluminense, além de parte de Minas Gerais. Primeiro Parque Nacional do país, criado em 1937, na Serra da Mantiqueira, ele é ponto de visita obrigatório no roteiro dos caçadores de frio!

Para se ter uma ideia, nesta terça-feira (24), a temperatura despencou a -7º C, na parte alta, onde fica o Pico das Agulhas Negras. Antes dessa marca, a cidade de Itatiaia havia registrado na madrugada de sábado (21) a menor temperatura do Brasil este ano: -7,6º C! O recorde foi anotado pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com o chefe do Parque, Luiz Aragão, é apenas uma amostra da tradicional friaca, antes mesmo de o inverno chegar.

Ainda segundo Luiz Aragão, o período entre o final da madrugada e início da manhã é quando as temperaturas mais caem, alcançando marcas negativas.

Mesmo assim, ele fez um convite aos corajosos, para que visitem o Parque Nacional, que este ano completa 85 anos. A visitação acontece todos os dias, com diversas trilhas, camping e um abrigo. Mas o ingresso precisa ser comprado com antecedência, on-line, no site da BR Parques.

 

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo