SP: ação da polícia na "Nova Cracolândia" deixa uma pessoa morta

Publicado em 13/05/2022 - 19:21 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Raimundo Nonato Rodrigues Fonseca Júnior, de 32 anos, foi baleado e morto na Avenida Rio Branco, no centro de São Paulo, ao lado da Praça Princesa Isabel, local que tem sido chamado de Nova Cracolândia.

Desde a madrugada de quarta-feira, as polícias civil e militar e a guarda civil metropolitana têm mantido operações para dispersar as pessoas da região. São dependentes químicos e pessoas vivendo em situação de rua.

Depois de expulsas da praça, grupos são vistos perambulando por ruas próximas a procura de abrigo.

Segundo a prefeitura de São Paulo as operações policiais são feitas para combater o tráfico de drogas na região.

Imagens feitas por moradores do local, na noite dessa quinta-feira, mostram pessoas perambulando pela avenida Rio Branco e, em seguida, uma correria com a chegada de carros da polícia e os disparos dos policiais. As cenas ainda mostram Raimundo Fonseca caído na calçada e policiais isolando a área.

Em entrevista à rádio CBN prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comemorou os resultados da ação policial e disse que está tudo acontecendo dentro do planejado.

Integrante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, o advogado Ariel Castro Alves criticou a violência e pediu esclarecimentos.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo disse que a morte está sendo investigada para entender as circunstâncias do homicídio e a identificação do autor do crime.

Raimundo Fonseca Junior era de Campinas, no interior de São Paulo, chegou a ser internado para tratar a dependência química e desde 2019 morava nas ruas da capital paulista.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo