Amor e Tecnologia: Pessoas buscam conforto na companhia de máquinas

Publicado em 08/06/2022 - 08:13 Por Lucas Pordeus Leon* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

"É impossível ser feliz sozinho" já dizia Tom Jobim, talvez por isso com o avanço da inteligência artificial algumas pessoas tem buscado conforto na companhia de máquinas. O caso do japonês que casou com um holograma e do chinês e do autsraliano que casaram com bonecas com inteligência artificial chamaram a atenção da imprensa mundial.

O professor da Universidade Federal de São Paulo e neurocientista, Álvaro Machado Dias, diz que esses casos são raros mas possuem potencial de se espalharem pela sociedade devido ao aumento da solidão dos tempos modernos. O especialista em tecnologia argumenta que esse fenômeno está associado a dificuldade de se relacionar com o outro, em um mundo baseado nas interações digitais. "Se relacionar com máquina, com algorítimo, com software tem a ver com essa indisposição pra se relacionar com as pessoas de carne e osso e aguentar a chatice delas; a divisão no dia a dia da vida prática e afetiva que tem seus incômodos; o sexo, com o que ele tem de não ideal.

O neurocientista Álvaro Machado Dias chamou atenção ainda para o fenômeno do celibato involuntário, dos chamados Incels, nesses casos a tecnologia acaba sendo uma válvula de escape para esses grupos. "Que são homens héteros, quase todos eles brancos, que tem um verdadeiro rancor das mulheres que eles sentem que estão os rejeitando. A mulher ideal dele é uma mulher passiva, é uma mulher do estilo da primeira metade do século XX, de uma sociedade machista, pois eles não lidam bem com essa transformação da sociedade no sentido de uma maior igualdade entre homens e mulheres."

Apesar de bonecas e hologramas com inteligência artificial serem uma realidade distante para a maioria da humanidade, hoje existem aplicativos acessíveis que prometem uma namorada ou namorado virtual. Esse é o tema da próxima reportagem da série Amor e Tecnologia.

Para acessar as outras reportagens da série clique aqui!

*Com produção de Michelle Moreira e sonoplastia de José Maria Pardal

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo