Brasileiro perde o equivalente a 21 dias no trânsito, diz pesquisa

Publicado em 20/06/2022 - 13:00 Por Kariane Costa, da Rádio Nacional - Brasília

Moradores dos grandes centros no Brasil passam em média 21 dias por ano no trânsito. É o que mostra a Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Sebrae.

De acordo com os entrevistados, 28% levam de 30 minutos a 1 hora por dia no trânsito e 32% levam de 1 a 2 horas, para ir a lugares como o trabalho, escola, faculdade ou fazer compras.

É o caso Alexandre Azevedo, chefe de segurança em uma empresa em São Paulo, ele que mora em Osasco percorre todos os dias 88 quilômetros no trajeto ida e volta da casa para o trabalho.

A pesquisa de 2022 também investigou o tempo gasto nos engarrafamentos, obtendo uma média de 64,5 minutos, o equivalente a cerca de 1hora e 04 minutos do dia.

Daniel Sakamoto, Gerente Executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas explica que em comparação a última pesquisa realizada em 2017 houve uma redução de 28 minutos do percurso diário de tráfego, mas segundo ele a diminuição está relacionada aos efeitos da pandemia.

O levantamento mostra ainda que 80% das pessoas afirmam que deixam de fazer uma atividade devido à dificuldade de locomoção e  43% das pessoas ouvidas  afirmam ter medo de usar o transporte público após a pandemia.

O transporte público continua sendo o principal meio de locomoção da população, e ele não é bem avaliado de maneira geral em todas capitais.

Os itens piores avaliados são valor da tarifa, conforto, estado de conservação segurança e pontualidade. O único item bem avaliado foi o atendimento do motorista e cobrador.

Em 2022, apenas 36% das pessoas trocariam o carro ou moto se houvesse bom serviço de transporte público. É o que afirma Daniel Sakamoto.

Ainda segundo a pesquisa possibilidade da manutenção do regime de tele trabalho é aprovada por 68% dos usuários que relataram estar trabalhando pelo menos 3 dias em casa.

 

 

Edição: Ana Lúcia Almeida (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Saúde

Taxa de fecundidade no Brasil cai para 1,57 filho por mulher

A taxa de fecundidade tem diminuído, ao longo dos anos, no Brasil, que noutros tempos já registrou uma das mais elevadas do mundo.

De acordo com levantamento do IBGE, entre 2000 e 2023, seguindo uma tendência mundial, a taxa caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher.

Baixar arquivo
Geral

Inscrições para o Fies começam nesta quinta-feira

Esta é a primeira edição com reserva de vagas para candidatos que se declararam pretos, pardos, indígenas, quilombolas, e os com deficiência.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios atingem sete áreas de conservação em Minas Gerais

Brigadistas do instituto, voluntários e militares do Corpo de Bombeiros mineiro controlaram o incêndio na noite de terça-feira, mas continuam monitorando para garantir a extinção dos focos. Ainda existem áreas com riscos altos de retorno das chamas. 

Baixar arquivo
Geral

Moradores de favelas se reúnem para discutir suas necessidades

Encontros serão realizados em vários estados no sábado (24). As comunidades vão discutir as demandas a serem apresentadas na reunião de cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Acordo sobre emendas Pix deve ser cumprido em até 10 dias

O prazo de dez dias para que o Congresso cumpra o acordo firmado entre os três poderes no impasse das emendas Pix, será cumprido, segundo o ministro Flávio Dino.

Baixar arquivo
Saúde

Mortalidade infantil recua no Brasil, aponta IBGE

A taxa caiu de 28,1 para 12,5 óbitos por mil nascidos vivos, com previsão de cair para menos de 5,8 em 2070.

Baixar arquivo