Brasileiro perde o equivalente a 21 dias no trânsito, diz pesquisa

Publicado em 20/06/2022 - 13:00 Por Kariane Costa, da Rádio Nacional - Brasília

Moradores dos grandes centros no Brasil passam em média 21 dias por ano no trânsito. É o que mostra a Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Sebrae.

De acordo com os entrevistados, 28% levam de 30 minutos a 1 hora por dia no trânsito e 32% levam de 1 a 2 horas, para ir a lugares como o trabalho, escola, faculdade ou fazer compras.

É o caso Alexandre Azevedo, chefe de segurança em uma empresa em São Paulo, ele que mora em Osasco percorre todos os dias 88 quilômetros no trajeto ida e volta da casa para o trabalho.

A pesquisa de 2022 também investigou o tempo gasto nos engarrafamentos, obtendo uma média de 64,5 minutos, o equivalente a cerca de 1hora e 04 minutos do dia.

Daniel Sakamoto, Gerente Executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas explica que em comparação a última pesquisa realizada em 2017 houve uma redução de 28 minutos do percurso diário de tráfego, mas segundo ele a diminuição está relacionada aos efeitos da pandemia.

O levantamento mostra ainda que 80% das pessoas afirmam que deixam de fazer uma atividade devido à dificuldade de locomoção e  43% das pessoas ouvidas  afirmam ter medo de usar o transporte público após a pandemia.

O transporte público continua sendo o principal meio de locomoção da população, e ele não é bem avaliado de maneira geral em todas capitais.

Os itens piores avaliados são valor da tarifa, conforto, estado de conservação segurança e pontualidade. O único item bem avaliado foi o atendimento do motorista e cobrador.

Em 2022, apenas 36% das pessoas trocariam o carro ou moto se houvesse bom serviço de transporte público. É o que afirma Daniel Sakamoto.

Ainda segundo a pesquisa possibilidade da manutenção do regime de tele trabalho é aprovada por 68% dos usuários que relataram estar trabalhando pelo menos 3 dias em casa.

 

 

Edição: Ana Lúcia Almeida (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo